Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Égua que sobreviveu a acidente de caminhão agora é mãe

Aparecida, como foi batizada desde que chegou ao Hospital Veterinário da Universidade de Brasília a alguns meses atrás, ficou conhecida após sofrer  queda de um caminhão em movimento e ser arrastada pelo asfalto por estar presa por uma corda ao pescoço. Na época a imagem circulou nos principais veículos de comunicação do país. O vídeo motivou a abertura de inquérito na Delegacia de Meio Ambiente de Brasília (Dema) para apurar a responsabilidade pelo crime ambiental. O dono do animal e o do caminhão, atualmente, respondem por maus-tratos, na Justiça.

Dias após o acidente a égua chegou ao hospital veterinário com luxação no ombro e ferimentos na pata dianteira esquerda e no pescoço. Sentia dor e não conseguia andar. Pouco depois da entrada do animal no Hvet, os veterinários descobriram que Aparecida esperava um bebê. A gestação da égua dura 11 meses, aproximadamente. "Ela é uma guerreira. Foi um milagre não ter perdido o filho na queda. Quando Aparecida chegou ao hospital, recebeu carinho ainda mais especial do que o dedicado a todos aqui", contou a residente em veterinária Martha Bravo, 24 anos. A égua pariu na madrugada do dia 7 deste mês. Deu à luz uma fêmea. O filhote ainda não tem nome.

Quem vê a égua brincar e correr com o filhote dentro do cercado de grama não imagina o sofrimento vivido por ela. A mãe, que hoje tem pelo vistoso e aparência feliz, recebeu cuidados médicos, carinho e atenção. O nome: Aparecida foi dado a ela por causa de sua complicada chegada ao centro de saúde. "Ligaram dizendo que iriam trazê-la para o Hvet. Duas semanas depois, ela não havia chegado. Sumiu. No dia em que a égua chegou, alguém deu a ideia de chamá-la de Aparecida, porque ela apareceu", explicou o vice-diretor do Hvet, o professor Raphael Teixeira.

Assista o vídeo do acidente da égua Aparecida.

[yframe url="http://www.youtube.com/watch?v=m0YkI3LDPjw"]    

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

 

 

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Cavalo mais alto do mundo Saiba a diferença de nutrir e alimentar Cavalo de 51cm é o menor do mundo    

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.