Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Hipismo-sensibilidade e dedicação

O cavalo, desde muitos séculos, exerce grande atração e fascínio sobre o homem, mesmo não sendo tão utilizado, no mundo moderno, como meio de transporte.

O hipismo, esporte com cavalos, confunde-se com a própria história da humanidade, e essa modalidade olímpica demonstra, claramente, a forte ligação entre o homem e essa espécie animal.

Possui características muito peculiares, porque se trata de uma competição entre duplas, composta por cavalos,cavaleiros e suas valentes montarias, aventurando-se em campos cheios de obstáculos, o que lhes exigem coragem e muita determinação.. Além disso, esse esporte exige que seus praticantes, homens e mulheres, adultos e crianças tenham grande sensibilidade, sentimento que nenhuma outra atividade esportiva é capaz de despertar.

A dedicação e muito treinamento são essenciais nesta atividade, importantes  para "entender" e se comunicar com o cavalo, pois somente o trabalho em dupla, bem afinado, pode levar cavaleiro e cavalo a obterem sucesso no Hipismo.

É considerado um esporte nobre, por ser praticado pela realeza europeia, há várias gerações, mas não é, necessariamente, um esporte caro. As provas são compostas de uma série de obstáculos que variam de 12 a 15, em geral.

Os obstáculos podem ser verticais ou horizontais, fazendo com que as duplas saltem em altura e em distância.

O treinamento para o hipismo é longo, tanto para o cavaleiro quanto para o cavalo. Em primeiro lugar, o cavaleiro precisa de muita prática, que somente o tempo e a persistência podem proporcionar, além de coragem e uma boa conexão com o animal.

Para que seja formada uma dupla campeã, a escolha do cavalo ideal é fundamental. Do contrário, de nada adiantam anos de treinamento do cavaleiro, sem um bom cavalo à sua disposição. O equino deve ter boa conformação, uma altura entre 1,62 e 1,67m e manter uma proporção com a altura do cavaleiro. Deve ser dócil, inteligente e passar por um bom trabalho de fortalecimento muscular, para que sejam evitadas ou minimizadas as lesões que o esporte pode causar. A doma deve ser bem feita, de maneira racional, criando-se um  elo entre cavalo e cavaleiro e estabelecendo-se a relação de submissão, vital para que o cavaleiro possa impor o ritmo que desejar.

Fonte: Rural News

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Como proceder na escolha e compra de cavalos Puro Sangue Inglês A evolução das técnicas de reprodução em equinos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.