Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Anestesia intravenosa total em Equinos

Como se trata de uma anestesia geral, a anestesia intravenosa total (AIVT) deve promover a hipnose, analgesia e relaxamento muscular. Isso ocorre ao se combinar dois ou mais agentes, produzindo os efeitos desejados.

Em equinos adultos, a anestesia é facilmente introduzida com os agentes intravenosos disponíveis, podendo ser mantida por curto período de tempo, com as mesmas drogas ou associadas a outras.Ela se baseia em dois tipos de anestésicos, os dissociativos, como a cetamina ou os barbitúricos, como a tiletamina e o tiopental.

Ocorre, nesse processo, a premedicação, que inclui as substâncias utilizadas, também, na manutenção anestésica. Esse tipo de anestesia traz vantagens, principalmente para os profissionais que atuam no campo, pois não exige equipamentos especiais para sua administração, podendo, assim, ser aplicada fora do ambiente cirúrgico. É vantajosa, também, por causar menos depressão cardiorrespiratória e maior analgesia do que  a inalatória, além de não ser poluente do centro cirúrgico.

Deve-se, entretanto, observar que por não estar sendo aplicada em ambiente cirúrgico, os cuidados devem ser maiores, pois há mais dificuldade em se atenderem os casos de depressão respiratória.

As drogas injetáveis ainda dependem, exclusivamente, do metabolismo para que sejam totalmente eliminadas do organismo animal.

Esse tipo de anestésico deve ter ação curta, metabolismo rápido e metabólicos inativos, ser solúvel em água e apresentar solução estável, além de rápido equilíbrio entre o sangue e o cérebro; não causar dor, flebite ou dano perivascular, e, ainda, causar mínima depressão cardiorrespiratória.

  Equipe CPT Cursos Presenciais  

Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo

    Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Cuidados específicos com cavalos Inseminação Artificial em Equinos "Cara Inchada", Uma doença rara em Equinos    

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.