II Profissão Veterinária
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Minicavalo

Há um esforço de criadores de equinos no sentido de reduzir ainda mais o tamanho desses animais, menores, ainda, do que os pôneis. São os chamados minicavalos ou mini-horse. Sua estatura não alcança um metro e pesam menos de cem quilos, o que surpreende muito mais.

O objetivo maior, ao se buscarem animais menores, com a mesma força e robustez daqueles de porte convencional, é valorizar a criação, tendo em vista o alto preço de um desses exemplares. Quanto menor o minicavalo, maior o seu valor de mercado. No mercado brasileiro, eles podem chegar a R$ 100 mil. Nos Estados Unidos, tem-se conhecimento de vendas registradas no patamar de US$ 200. Lá, surgiu o "american miniature horse".

Tem-se a informação de que o menor cavalo do mundo nasceu na Inglaterra, e, quando adulto, media 35 centímetros de altura e pesava quatro quilos.De ossatura leve, o minicavalo originou-se de pôneis pré-históricos, da Inglaterra, e dos argentinos fallabelas. Na década de 1990, iniciou-se o cruzamento com o american miniature horse, e a seleção da raça tem- se aprimorado, na tentativa de se obter animais bem menores e mais leves.

Por serem animais rústicos, resistentes às mudanças climáticas, e se adaptarem muito bem em regiões de diferentes topografias, o minicavalo é fácil de lidar e apresenta algumas vantagens na criação, quando comparado aos maiores; consome menos alimentos e necessita de menor espaço para crescer. Apresenta poucos problemas de saúde. Chega a viver 20 anos.

O criador pode obter grandes lucros, se levar esses animais a exposições, leilões e a disputas de campeonatos. O minicavalo também exerce funções de sela e tração. É ótima companhia para idosos e crianças - animal de estimação e transporte de cargas leves.Existe, também, grande demanda para a criação em fazendas, chácaras, sítios, além de escolas, parques e hotéis.

Equitadores e iniciantes em esportes hípicos aproveitam a docilidade desses animais para se familiarizar com equinos.

Alguns países como Argentina, Senegal e Uruguai já importam minicavalos criados no Brasil. Esse interesse já se espalhou também por todo o território nacional.

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Escola do Cavalo

Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Síndrome da Exaustão Equina , você sabe o que é?Síndrome da Exaustão Equina , você sabe o que é? Problemas causados por dente de lobo em cavalos Equinos - distúrbios de comportamento

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.