Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Minicavalo

Há um esforço de criadores de equinos no sentido de reduzir ainda mais o tamanho desses animais, menores, ainda, do que os pôneis. São os chamados minicavalos ou mini-horse. Sua estatura não alcança um metro e pesam menos de cem quilos, o que surpreende muito mais.

O objetivo maior, ao se buscarem animais menores, com a mesma força e robustez daqueles de porte convencional, é valorizar a criação, tendo em vista o alto preço de um desses exemplares. Quanto menor o minicavalo, maior o seu valor de mercado. No mercado brasileiro, eles podem chegar a R$ 100 mil. Nos Estados Unidos, tem-se conhecimento de vendas registradas no patamar de US$ 200. Lá, surgiu o "american miniature horse".

Tem-se a informação de que o menor cavalo do mundo nasceu na Inglaterra, e, quando adulto, media 35 centímetros de altura e pesava quatro quilos.De ossatura leve, o minicavalo originou-se de pôneis pré-históricos, da Inglaterra, e dos argentinos fallabelas. Na década de 1990, iniciou-se o cruzamento com o american miniature horse, e a seleção da raça tem- se aprimorado, na tentativa de se obter animais bem menores e mais leves.

Por serem animais rústicos, resistentes às mudanças climáticas, e se adaptarem muito bem em regiões de diferentes topografias, o minicavalo é fácil de lidar e apresenta algumas vantagens na criação, quando comparado aos maiores; consome menos alimentos e necessita de menor espaço para crescer. Apresenta poucos problemas de saúde. Chega a viver 20 anos.

O criador pode obter grandes lucros, se levar esses animais a exposições, leilões e a disputas de campeonatos. O minicavalo também exerce funções de sela e tração. É ótima companhia para idosos e crianças - animal de estimação e transporte de cargas leves.Existe, também, grande demanda para a criação em fazendas, chácaras, sítios, além de escolas, parques e hotéis.

Equitadores e iniciantes em esportes hípicos aproveitam a docilidade desses animais para se familiarizar com equinos.

Alguns países como Argentina, Senegal e Uruguai já importam minicavalos criados no Brasil. Esse interesse já se espalhou também por todo o território nacional.

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Escola do Cavalo

Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Síndrome da Exaustão Equina , você sabe o que é?Síndrome da Exaustão Equina , você sabe o que é? Problemas causados por dente de lobo em cavalos Equinos - distúrbios de comportamento

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.