Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O que é a epifisite?

Doença cujos sinais clínicos são a dilatação excessiva da região da placa de crescimento dos ossos longos, principalmente, do rádio e tíbia e do metatarso e metacarpo.

O inchaço é de natureza dura, e está associado ao calor na pele, sendo doloroso, na apalpação. Ocorre também a claudicação, variável em intensidade, conforme a gravidade da doença.

Verificam-se as situações de deformidade angular e flexora dos membros, na epifisite mais severa, pela interrupção do crescimento ósseo, ou até mesmo, pela dor crônica, respectivamente. O exame radiográfico mostra a produção de tecido ósseo em torno da placa de crescimento, onde se constata a doença.

A avaliação da dieta do animal é uma das mais importantes iniciativas a se tomar, no tratamento dessa doença, até mesmo como prevenção. Como regra geral, a quantidade de proteína e energia, na dieta, deve ser reduzida. Deve-se oferecer menor quantidade de raçãoe suplementos, substituindo-se o feno pela palha de boa qualidade.

Justamente para se evitar a epifisite, e outros problemas ortopédicose de desenvolvimento, muitas empresas fabricantes de ração lançaram, no mercado, dietas específicas, formuladas para cavalos em crescimento. Mesmo assim, é importante observar a taxa de crescimento dos animais e prevenir episódios de crescimento rápido, reduzindo a quantidade de ração.

O repouso é fundamental, na fase aguda da doença, para prevenir deterioração e, principalmente, deformações angulares e/ou flexoras dos membros. Anti-inflamatórios são recomendados na resolução dos sinais clínicos.

A maioria dos casos de epifisite é passageira e responde, positivamente ao tratamento. Entretanto, se não tratada adequadamente, a epifisite pode comprometer a futura carreira desportiva do cavalo.

  Autor: Dr. Henrique Moreira da Cruz Fonte: Cavalo do Sul de Minas Adaptação: Escola do Cavalo  

Conhaça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: O uso da ultrasson na reprodução equina
Cuidados com as feridas e lesões em cavalos Funções importantes para o bom desenvolvimento de exercícios

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.