Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A importânica da limpeza e higienização em equinos

A limpeza do cavalo não contribui apenas para o seu embelezamento, mas também para sua saúde. O carinho do tratador se manifesta no capricho na hora da limpeza. Assim como nós, humanos, temos que nos manter limpos e higienizados, os animais precisam, igualmente, ser bem cuidados. Eles se deitam no mesmo lugar onde fazem suas necessidades, e amanhecem com pó. Isso lhe causa mal-estar. Por isso, logo após oferecer-lhe alimentação, é necessário que se proceda à sua limpeza e higienização diária.

A rasqueadeira, quando boa, não deve ser muito afiada; deve ser passada levemente, a favor e contra os pelos, algumas vezes, e tendo-se o cuidado de não causar contração muscular no animal, que está em repouso. Isso vai levantar o pó incrustado, o resto de urina em baixo do pelo, e os resquícios de estrume, que sempre podem contaminar o cavalo com bactérias e fungos.

Devem-serasquear o pescoço, lombo, garupa, e barriga (nas laterais e na parte de baixo). Com as partes inferiores do animal como a canela, quartela e tendões deve-se tomar muito cuidado, pois como estas partes têm mais contato com a uréia, a umidade e o suor, além de ficarem mais próximas da cama, é ali que se formam as famosas casquinhas e frieiras. Entretanto nestes lugares também deve ser passada a rasqueadeira.

Não se recomenda limpar o cavalo apenas na hora em que ele vai para o trabalho, como fazem alguns tratadores. Se o cavalo usa liga, ela deve ser retirada, e, feita a limpeza, deve ser recolocada. A sujeira acumulada fará com que se coloque mais força durante a limpeza, sacrificando mais o animal. Recomenda-se fazer a limpeza fora da cocheira, em local aberto, de preferência. Após a limpeza com a rasqueadeira, deve-se passar um pano seco e limpo para que os pelos fiquem brilhantes.

Os olhos devem ser bem limpos, nos cantos, para que se remova toda a remela, fator de infestação de bactérias na conjuntiva do cavalo. Usar sempre um pano limpo. Esses cuidados vão proporcionar ao animal saúde e bem-estar.

É muito importante que se limpem as narinas do cavalo, pois ele corre o risco de aspirar muito pó, causando-lhe desconforto, respiração ofegante e até mesmo pneumonia. Dentro das narinas se acumula pó, e com a ajuda de um pano é muito importante limpar pela manhã, pois durante o dia o cavalo se agita e aumenta a frequência respiratória.

A saúde do cavalo atleta começa pelos cascos, são eles que suportam todo o peso. Todos os tratadores devem andar com um ferro de ranilha no bolso. Na sola deve-se limpar com o ferrinho de ranilha, e observar possíveis pregos, pedaços de madeira e pedra, ou excesso de estrume, para que a ranilha esteja sempre respirando. O casco deve ser limpo todos os dias pela manhã e também todas as vezes que o cavalo sair da cocheira, para que o tratador não precise varrer toda a serragem que sai junto com o cavalo, e identificar podridão ou algo machucando. Na hora de guardar o cavalo que estava andando na areia, também é necessário que se limpem os cascos.

O banho deve ser esporádico, nunca diário, pois o organismo do cavalo é preparado para se proteger do frio e da umidade promovendo um pelo maior e mais grosso, se submetido a estas condições. Assim o pelo ficará mais fino e mais brilhante, e diminuirá as necessidades de tosa.

Deve-se evitar a umidade, secando bem o animal, e não deixando que ele permaneça dentro da cocheira. Deve-se secar ao ar livre. Secá-lo no piso de borracha impede que ao cavar, estrague o casco e a ferradura, só que a borracha também não dá vazão à água e isso predispõe o apodrecimento da ranilha.

No sol, as partes inferiores também se secarão melhor. Nessas partes, quando úmidas, podem proliferar fungos.

Fonte: Mundo Equestre Por: Priscila Azevedo Adaptação: Escola do Cavalo  

Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo

  Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Dicas de como escolher e comprar um bom cavalo A doma e sua importância Claudicação Equina

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.