Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Pelagem: identidade do cavalo

A forma mais comum de identificar e classificar as diferentes espécies de cavalos é pela raça, sendo que cada uma tem suas características específicas. Mas como muitas vezes há cavalos de raças não definidas, deve o produtor usar de outras características para identificar e qualificar seu animal. E uma característica única de cada cavalo é a sua pelagem, sendo como uma "impressão digital" que identifica o animal.

As características da pelagem chegam a ser um fator característico quase tão importante quanto à própria raça do animal, em alguns casos, até mais. Isso ocorre quando é necessário se identificar ou diferenciar um animal do outro, da mesma raça.

Para os donos dos animais ou para os que lidam com eles diariamente, a diferenciação torna-se uma tarefa simples. Apenas olhando, um tratador pode reconhecer um animal específico, mesmo que entre algumas dezenas de outros. Mesmo assim, em alguns casos, até mesmo estas pessoas encontram problemas na identificação de alguns cavalos. E nesses casos a tarefa que antes era simples pode se tornar difícil, se o contato com o animal não for regular.

 A pelagem é importante em alguns casos como em leilões de cavalos, por exemplo, a pelagem do animal deve ser detalhadamente descrita, para que não haja dúvidas sobre a identidade do animal, sua procedência e seu valor. A pelagem deve ser analisada com cuidado e ser descrita com detalhes. Cada mancha, redemoinho ou marca pode ser a única maneira de se evitar fraudes que envolvam os animais. Todas as características do animal, entre elas as características da sua pelagem, são colocadas, logo após o nascimento, numa "carteira da identidade", que acompanhará o cavalo por toda a sua vida.

  Fonte: Rural News Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

  Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Como tratar a Doença Degenerativa Articular em cavalos Saiba como a Linhaça pode combater à cólica e laminite nos cavalos A importância da Flexão no Adestramento do Cavalo Mangalarga-Marchador

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.