Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Como construir as melhores baias para cavalos

Você conhece as técnicas de primeiros socorros realizadas em equinos? Saiba mais! Clique aqui e confira!

Os equinos necessitam de tratamento especial quando se trata de seu bem-estar no dia a dia. No tocante às baias, deve-se dedicar atenção especial.

Quando se constroem as baias, o que importa não é o material a ser utilizado, existem outros aspectos a serem considerados. Nesse caso, a aparência vale menos. Tamanho adequado, ventilação adaptada ao clima, conforto específico e visualização são os quesitos fundamentais.

O conforto e sanidade dos equinos devem ser levados em consideração, quando se determinam as dimensões da baia. Devem ter, no mínimo, 3m x 4m, sendo que o ideal é que ela meça 16m², isto é, 4m x 4m. Isso proporciona ao animal a liberdade de movimentos, de modo mais saudável. Baias menores do que essas dimensões podem levar o cavalo ao estresse, comprometendo seu desempenho nas atividades a que ele é destinado.

O cocho, tanto de comida quanto de água, devem ser altos, em torno de 30 a 60cm do chão, e ter a profundidade mínima de 20cm, para fácil acesso, apesar de  os veterinários, hoje, recomendarem cochos mais baixos, ao nível do chão, pois permitem um alongamento maior do pescoço e costas do animal, reproduzindo, assim, seus movimentos naturais, como se estivessem em liberdade.

Independentemente da altura, os cochos precisam ser limpos diariamente. A falta dessa higienização constante pode gerar problemas gástricos, decorrentes de contaminação por fungos, muito comuns em equinos. A água deve ser oferecida de forma constante e renovável, atendendo a mais de uma baia, sempre em abundância. Existem os chamados cochos automáticos que, além de otimizar esse trabalho, são, também, muito práticos.

A limpeza e desinfecção do piso são igualmente primordiais nas baias. Há vários tipos a serem utilizados, desde o piso de cimento recoberto com serragem ou maravalha, até pisos sintéticos, de borracha ou materiais plásticos. Deve receber uma cama bem macia e absorvente, para a higiene e repouso dos animais. Esses cuidados vão contribuir para não proliferarem, ali, fungos e bactérias. Não se aconselha o piso de terra, pois é o que mais contribui para a contaminação.

A ventilação exerce um papel fundamental nessa construção. O ar precisa circular de maneira uniforme, com sistema de exaustores, de preferência, principalmente se a baia for coberta com telhas de fibro-amianto, um tipo de cobertura muito quente.

A porta deve conter dois segmentos, um superior outro inferior, facilitando ao animal a colocar sua cabeça para fora, e, aumentando, assim, a ventilação no interior dos boxes. O cavalo é um animal por natureza sociável, por isso, deve-se deixar que uns vejam os outros, através de grades ou telas, entre as baias. Esse procedimento acalma os animais.

Claraboias, ou seja, telhas translúcidas, devem ser utilizadas na iluminação, que precisa ser natural. A iluminação elétrica só deve ser usada à noite, quando da alimentação dos animais, a facilitar para os tratadores. Cavalos enxergam muito bem com pouca luminosidade.

Considera-se o melhor tipo de baia a de alvenaria, desde que construída adequadamente. Sua beleza estética não deve se sobrepor à qualidade de vida do animal.

  Por: Manuela Merico Fonte: Livro Mundo Equestre Adaptação: Escola do Cavalo  

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Instalações para Equinos Saiba porque os cavalos precisam ingerir sal Equoterapia tem projeto de lei aprovado  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

 

Clínica e Saúde

Curiosidades

Notícias

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Deixe seu comentário:

Comentários

  • Revista Escola do Cavalo - 13:32:14 25/11/2016

    Boa tarde Alexandre!O principal ponto é a segurança e conforto do animal, a cor talvez não seja um fator que influencie tanto, mas procure um profissional especializado na área de equino, esse sim saberá te indicar quais cores utilizar.
  • Alexandre Sindeaux - 18:57:53 23/11/2016

    Gostaria de saber se existe alguma cor específica para a cor das paredes internas de una báia para cavalo, ou se pode ser branca mesmo????
  • Revista Escola do Cavalo - 17:36:28 07/11/2016

    Olá Harley.A Revista Escola do Cavalo é apenas um portal informativo. Para esclarecer suas dúvidas é melhorar procurar um médico veterinário capacitado na área de equinos, que irá te passar informações concretas sobre o assunto específico.
  • HARLEY PEDROSA MELO - 14:02:38 07/11/2016

    Gostaria da ajuda dos senhores.Tenho um potro MM agora com 9 meses. Ele foi desmamado com 5 meses porque a mãe iria ser transportada para outro local. (Comprei ele com 4 meses ainda mamando). Tenho criado ele em um piquete de areia, de uns mil metro quadrados, alimentando-o com ração para potro com 18% de proteína e volumoso de capim de rama ou moído. Recebi orientação para leva-lo para soltar no pasto, pois assim ele desenvolveria melhor. Tenho relutado neste sentido, pois tenho receio de furto, além de não poder acompanhar e suplementar o animal de forma mais próxima. Como o piquete ao qual me referi é muito quente, todo em areia, e nesse temporada fazendo muito calor, pensei em coloca-lo em uma baia. Terei um bom desenvolvimento deste animal na baia sob a mesma alimentação, ou essa prática tende a trazer prejuízos para o crescimento desse potro?Se puderem me dar uma orientação neste sentido, ficarei muito agradecido.HARLEY PEDORSAharleypedrosa@gmail.com
  • Revista Escola do Cavalo - 14:55:48 19/09/2016

    Olá Deusirene Portela, dê uma olhadinha nesse link ele tem algumas dicas sobre doma.http://www.escoladocavalo.com.br/2016/09/15/doma-gentil-de-cavalos/
  • Revista Escola do Cavalo - 14:45:19 19/09/2016

    Olá, para ter melhores especificações sobre o assunto é aconselhável que procure um profissional que entenda da área, para te passar informações corretas.
  • rogerio assunçao - 05:46:12 14/09/2016

    muito otimo encotrei tudo que estava presizando tirei todas mihas duvidas,
  • Cassio - 17:29:51 09/09/2016

    Como eu faço uma baia reforçada pra colocar 2 cavalos 1 potro e o 1 garanhão Qual a medida no minimo.
  • Deusirene Portela - 17:14:01 23/08/2016

    Boa tarde.Ficarei muito feliz em receber conteúdos a respeito de domas, sou cuidador de cavalos de raças e vai me ajudar muito, fico no aguardo.Att: Deusirene Portela
  • Marcelo Melo - 00:38:44 29/06/2016

    Criar e absorver o cotando para o animal, principalmente, o Mangá Larga Machador
  • Ademar Batista - 21:55:59 14/06/2016

    Eu precisava de alguns dezenhos de baias, como construir , fica melhor pra ter conhecimento da cinstruçao das mesmas..ok

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2016 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.