Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Gestação gemelar pode causar aborto em éguas

Equinos são uma espécie muito sensível, e a gestação gemelar, mesmo não sendo tão comum, é um dos fatores de maior ocorrência de abortos, o que pode levar a égua a uma diminuição da sua fertilidade.

Dificilmente uma gestação dupla em equinos é levada até o final, geralmente ocorre o aborto nos primeiros dias após a fecundação, mas já foram relatados casos em que houve o nascimento do potro, porém estes se encontravam fracos, com mínima chance de sobrevivência, ou natimortos.

A gestação gemelar, tanto em humanos quanto em animais, na maioria das vezes é obtida pela liberação de mais de um óvulo durante a ovulaçao, onde os mesmo são fecundados por espermatozóides diferentes, até hoje só há um relato de caso na literatura de gestação gemelar em equinos a partir de apenas uma célula reprodutora feminina. Logo, se diagnosticado precocemente, existem técnicas para tentar transformá-la em uma gestação simples para evitar possíveis prejuízos à saúde do animal.

A maior incidência de Gestações Gemelares nesses animais é observada em animais com idade entre seis e dez anos, já que animais jovens têm uma menor predisposição à ovulações múltiplas.

Uma técnica muito utilizada é através da eliminação de uma das vesículas pelo esmagamento da mesma sob o controle auxiliar ultrassonográfico. Já que nesses animais é possível fazer a identificação da mesma a partir de 10 dias após a fecundação. Com pesquisas sendo realizadas a cada instante sobre assuntos diversos, aparecem técnicas que visam proporcionar um maior bem- estar animal, porém estas só deverão ser realizadas por especialistas, por necessitarem de conhecimentos prévios sobre a anatomia e funcionamento do organismo animal para não trazer nenhum tipo de prejuízo ao mesmo.

Por: Stéfany Dias

Escola do Cavalo

     

Conheça o Cursos de Inseminação Artificial em Éguas e Coleta, Avaliação e Criopreservação de Sêmen em Garanhão

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Carne de cavalo,você comeria? Cólica ou diarreia? Veja como diferenciar Como cuidar de infecções no casco de equinos

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.