Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Morre aos 16 anos o cavalo crioulo BT Lamborguine

A raça crioula perdeu um seus mais importantes reprodutores dos últimos anos nesta quinta, dia 29. O colorado bragado BT Lamborguine, de propriedade dos criadores Rubens Zogbi e Newton Giuliani, morreu aos 16 anos, em decorrência de uma lesão intestinal causada por enterólitos.

O garanhão deu entrada no sábado, dia 24, na Clínica Hípica, em Porto Alegre (RS), com quadro de cólica e foi operado. Desde então estava em tratamento intensivo, 24 horas por dia, mas acabou não resistindo a uma infecção causada pelas pedras no intestino.

- Ele estava com três enterólitos que foram removidos. Porém, um deles provocou uma lesão muito grave. Existia um risco grande, e uma alça que foi agredida por essa pedra infeccionou e não voltou a funcionar - explicou Jarbas Castro Junior, médico veterinário da clinica.

Registro de Mérito na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Lamborguine viveu o auge de sua campanha em 2001, quando venceu o Grande Campeonato Morfológico da Expointer. Um ano depois, chegou muito perto de repetir o feito, mas acabou ficando como Reservado.

Filho de BT Farroupilha e BT Canhada, o cavalo produziu vários filhos e filhas de destaque nas últimas temporadas, entre eles a atual vencedora do Freio de Ouro, RZ Reclusion da Carapuça, e a 4ª Melhor Fêmea da Expointer 2011, RZ Rama Negra da Carapuça.

Fonte: ABCCC Adaptação: Escola do Cavalo  

Conheça o Curso de Cólica em Equinos

  Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Fique atento à encefalomielite equina Transporte de equinos - cuidados necessários Nutrição equina - primeiro passo para um animal saudável  

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.