30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Morre aos 16 anos o cavalo crioulo BT Lamborguine

A raça crioula perdeu um seus mais importantes reprodutores dos últimos anos nesta quinta, dia 29. O colorado bragado BT Lamborguine, de propriedade dos criadores Rubens Zogbi e Newton Giuliani, morreu aos 16 anos, em decorrência de uma lesão intestinal causada por enterólitos.

O garanhão deu entrada no sábado, dia 24, na Clínica Hípica, em Porto Alegre (RS), com quadro de cólica e foi operado. Desde então estava em tratamento intensivo, 24 horas por dia, mas acabou não resistindo a uma infecção causada pelas pedras no intestino.

- Ele estava com três enterólitos que foram removidos. Porém, um deles provocou uma lesão muito grave. Existia um risco grande, e uma alça que foi agredida por essa pedra infeccionou e não voltou a funcionar - explicou Jarbas Castro Junior, médico veterinário da clinica.

Registro de Mérito na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Lamborguine viveu o auge de sua campanha em 2001, quando venceu o Grande Campeonato Morfológico da Expointer. Um ano depois, chegou muito perto de repetir o feito, mas acabou ficando como Reservado.

Filho de BT Farroupilha e BT Canhada, o cavalo produziu vários filhos e filhas de destaque nas últimas temporadas, entre eles a atual vencedora do Freio de Ouro, RZ Reclusion da Carapuça, e a 4ª Melhor Fêmea da Expointer 2011, RZ Rama Negra da Carapuça.

Fonte: ABCCC Adaptação: Escola do Cavalo  

Conheça o Curso de Cólica em Equinos

  Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Fique atento à encefalomielite equina Transporte de equinos - cuidados necessários Nutrição equina - primeiro passo para um animal saudável  

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.