Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Conheça o biotipo funcional do cavalo Mangalarga Marchador

A qualidade da marcha pode ser melhorada a partir da conformação. A raça Mangalarga Marchador foi descaracterizada, em seu biotipo funcional, pelas várias infusões de sangues exóticos. Sua originalidade deveria ser mantida, como sendo a do MTAD - Marcha de Tríplices Apoios Definidos. A função atlética de cada raça é determinada pelo seu biotipo característico.

Quarto de Milha - especialista nas corridas de um quarto de milha, tem anteriores curtos e posteriores altos, massa muscular volumosa, tronco mais brevelíneo nos animais de trabalho e, ao contrário, de mediolíneo a longelíneo nos animais de corrida;

Puro Sangue Inglês - especialista nas corridas de longa distância, tem grande porte, conjunto de frente leve, tronco esguio, longelíneo, membros refinados, posteriores de grande comprimento;

Bretão - especialista na tração e atrelagem, tem grande porte, conjunto de frente volumoso, tronco brevelíneo, ossos grandes nos membros, massa muscular bem desenvolvida.

Mangalarga Marchador - A função original sempre foi para serviços de campo e cavalgadas de transporte. Posteriormente, o uso em serviços de campo foi reduzido, devido à mecanização das fazendas. Paralelamente, com o aumento do êxodo rural, o uso em passeios e cavalgadas de lazer ganhou adesão do maior número de usuários, como forma de amenizar o estresse da vida urbana. Uma minoria usa o cavalo em práticas esportivas, que exigem maior domínio da equitação e cavalos de biotipo funcional específico.

O Biotipo Funcional significa a forma em relação à função. Pode ser entendido como o "true type" do cavalo Mangalarga Marchador, acrescido da expressão maior da caracterização racial. Os indicativos são vários, que se interagem para favorecer a qualidade da marcha.

Faz-se referência à autêntica marcha de um cavalo de passeio e cavalgada, que não pode ser a marcha diagonalizada e outros andamentos transicionais que vêm sendo valorizados nas exposições. Estes andamentos, de fortes atritos verticais, são rejeitados pela maioria dos usuários. Lazer é sinônimo de conforto.

O importante é saber interpretar corretamente, e valorizar, o biotipo correlacionado com a autêntica marcha do cavalo Mangalarga Marchador.

Fonte: Marchador Web

Adaptação: Escola do Cavalo

 

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Cavalo é sacrificado no Campeonato Mundial de turfe em Dubai Feno de má qualidade pode prejudicar a saúde dos cavalos Morre aos 16 anos o cavalo crioulo BT Lamborguine

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.