Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Emergências com equinos? Veja os materiais que todo criador precisa ter

Para evitar surpresas desagradáveis com a saúde do seu equino, especialistas aconselham a montagem de um kit básico de primeiros socorros, o que pode fazer a diferença no tratamento de um animal ferido enquanto se espera pelo médico veterinário.

Seja com animais de passeios ou voltados ao trabalho rural, imprevistos podem ocorrer e a necessidade de minimizar a dor do equino é fundamental para evitar maiores sofrimentos e até perdas. Um conjunto de materiais e medicamentos básicos é fundamental para tratar uma ferida de forma provisória, mas eficaz.

É aconselhável ter dois kits de primeiros socorros. Um mais completo, que deve ser mantido no estábulo e um kit mais simples, que deve estar presente sempre próximo do cavalo, tanto em passeios, quanto manejos e trabalhos em campo.

O kit principal deve ser uma caixa impermeável, capaz de proteger os materiais das intempéries do tempo e estar nas proximidades do estábulo. É fundamental saber utilizar corretamente os materiais, procurando estar sempre capacitado para o melhor manejo das necessidades dos animais.

Alguns materiais básicos que não podem faltar são: rolo de algodão; rolo de gaze, ligaduras, tesoura de bico curvo e outra pontiaguda, spray antisséptico, antisséptico de largo espectro, soro fisiológico, repelente, uma bacia de plástico, garrafa de água esterilizada, sal para lavar feridas, vaselina, termômetro, gelo, óleo mineral, agulhas, luvas, cortador de arame, ferramentas para retirada de ferradura, corda, cabeçada e livro de emergência médica para cavalos.

Já o kit secundário, que acompanha sempre o equino e, portanto, deve ser prático e de fácil manuseio, precisa conter itens para o cavalo quanto para o cavaleiro, que também pode sofrer danos nas saídas com os animais.

 

- Canivete

- Ligaduras

- Spray Antisséptico

- Primeiros socorros para humanos - pensos e desinfetantes

- Números de telefone de veterinários, hospitais e outras autoridades

- Garrafa de água esterilizada

- Instruções para uso dos materiais caso o cavaleiro encontre-se inconsciente

- Bolsa impermeável com dados do cavaleiro - nome, idade, telefone e etc.

É importante monitorar os materiais dos kits, tanto a disponibilidade dos itens, quanto a validade dos que ainda não foram utilizados e dos já manuseados, para que em momento de emergência tudo esteja em ordem.

Fonte: Saúde Animal

Adaptação: Escola do Cavalo

       

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Claudicação Equina- previna "No foot, no horse", sem casco, não há cavalo" Nova substância é criada para substituir o colostro para potros

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.