Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Surto de gripe equina no Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal isolou 1,8 mil cavalos em uma propriedade da região devido ao surto de gripe equina. O período de contágio da doença são de trinta dias, tempo mínimo que durará o isolamento.

Medidas preventivas estão sendo tomadas, entre elas a redução no intervalo de vacinação que mudará para seis meses. Outra forma profilática será a publicação de Portaria, exigindo que todos os animais que necessitarem de Guia de Trânsito Animal (GTA) para se deslocarem entre propriedades, estejam previamente vacinados, evitando a dispersão do surto, sendo esta exigência prevista para durar um ano.

Após a Exposição Agropecuária de Brasília em abril deste ano, que teve a presença de aproximadamente oitocentos cavalos, inclusive de outros Estados, a doença se alastrou dos animais contaminados aos demais, visto que apenas um simples contato é o suficiente para a difusão da enfermidade.

O animal contaminado possui um baixo rendimento e os sintomas mais comuns são febre, tosse, secreção nasal e cansaço, segundo especialistas de Defesa e Vigilância Agropecuária do Distrito Federal. É importante ressaltar que a gripe não atinge seres humanos.

O surto de gripe equina não se restringe a Brasília, mas também São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Todos os casos devem ser notificados à Secretaria de Agricultura do Estado e as informações são repassadas para a Organização Mundial de Saúde Animal.

Fonte: Pecuária Rural

Adaptação: Escola do Cavalo

     

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Você sabe fazer palpação retal em éguas? Manejo Reprodutivo em Equinos A saúde do seu cavalo começa na boca      

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.