Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Conheça mais sobre os cavalos pantaneiros

O cavalo da raça pantaneira está perfeitamente adaptado ao regime de cheias e secas do Pantanal. De acordo com alguns estudos, durante três séculos contínuos de cruzamentos e seleção natural, com início na segunda metade do século XVI, os índios guaicurus criaram os animais na região do Pantanal, a partir de montarias tomadas aos colonizadores espanhóis.

Os animais introduzidos na região multiplicaram-se e formaram uma raça muito bem adaptada às condições ecológicas do Pantanal. Isto foi fruto da ação da seleção natural durante centenas de anos. Desde a implantação de fazendas no Pantanal, o cavalo pantaneiro tem sido importante para a lida do gado e como meio de locomoção para os habitantes da região.

Apesar das suas qualidades, a raça quase chegou à extinção devido a fatores como doenças e cruzamentos indiscriminados com outras raças. O trabalho feito por instituições como a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pantaneiro (ABCCP), criada em 1972, evitou a extinção da raça, que hoje se encontra em estado vulnerável, o que ainda necessita de programas específicos para a sua conservação.

Todos os anos, de janeiro a março, as planícies no Pantanal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul permanecem alagadas. Mesmo entre abril e julho, período em que as águas começam a baixar, o acesso às propriedades rurais continua sendo uma odisseia. Nem as valentes picapes 4x4 chegam a alguns lugares. Mas, mesmo com as cheias, o trabalho nas fazendas não pode parar. Na tentativa de manter o rebanho de gado em segurança, peões, montados em seus cavalos, tocam bravamente a boiada na travessia de rios e pastos inundados. Resistentes e bastantes adaptados à realidade climática da região, os cavalos pantaneiros reinam absolutos.

Fonte: Embrapa

Adaptação: Escola do Cavalo

     

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Surto de gripe equina no Distrito Federal Capacidade reprodutiva do Garanhão Equino A saúde do seu cavalo começa na boca    

Torquês Diamond 14

Por: R$ 250,40

   

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2016 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.