30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Testes genéticos em equinos prometem bons resultados na seleção e apuramento de raças

O controle de filiação, atualmente, feito por análise do genótipo em detrimento do uso do hemótipo visa assegurar a identidade e a definição de linhagens com um grau de certeza mais elevado (atualmente, com o uso de 12 ou 17 marcadores genéticos, o grau de certeza é praticamente de 100%).

A vantagem do genótipo é clara e atualmente é feito por laboratórios, de referência em todo o mundo, por processos completamente automatizados e em prazos que não ultrapassam 20 dias. Pela sua fiabilidade, e pelo fato de ser regulamentada e controlada a nível internacional, a técnica tem contribuído para uma maior confiança no mercado. Pela sua rapidez, contribui também para a dinamização verificada a nível internacional.

No entanto, a genética atualmente oferece outras possibilidades. A avaliação visual da cor dos cavalos não permite adivinhar a informação genética que ele porta. Não são raros os casos em que, cruzados dois animais, a descendência surge com uma cor inesperada/indesejada. A análise dos genes responsáveis pelas principais cores do pêlo (Lãza, Castanha, Preta, Isabel, Palomino, Baio, Rato, etc. já é possível, permite a programação de cruzamentos visando à eliminação de determinados genes e a manutenção de outros para assim assegurar o estabelecimento de linhagens puras também em relação à cor.

O impacto desses avanços recentes na genética de equinos é crescente. Permite aos criadores valorizar globalmente as suas criações pelo apuramento da cor e também individualmente os seus cavalos dado que, no momento de venda, podem garantir as características da descendência que eles virão a originar. Olhando para o futuro, não custa acreditar que a análise dos genes responsáveis pelas cores venha a fazer parte do resenho dos animais.

Na área da prevenção e controle de doenças, os diagnósticos genéticos possibilitam a detecção de infecções por vírus e bactérias antes mesmo da doença se manifestar. De um modo geral, a importância desta detecção precoce, é poder proporcionar a adaptação das condições a fim de evitar/retardar o início das manifestações das mesmas doenças e também um encaminhamento para processos de tratamento precoce e, assim, eficazes.

É importante também o papel que as análises genéticas têm na detecção da presença e da possibilidade que oferecem aos criadores para a eliminação, de genes causadores de doenças como, por exemplo, a OLWS (Overo Lethal White Syndrome) e a HYPP (Paralisia Periódica Hipercalêmica).

As capacidades técnicas têm aumentado e permitido a otimização dos processos com benefícios claros para os criadores. Atualmente, todos os testes genéticos podem ser realizados com qualquer tipo de amostra biológica e não unicamente com sangue fresco. Os pelos das crinas são a amostra mais utilizada atualmente, com enormes vantagens para os criadores e para aos técnicos responsáveis pela colheita e envio dos dados. A utilização de pelos permite igualmente guardar as amostras por tempo indeterminado para, caso necessário, se realizar novas análises.

A genética animal tem, há algum tempo, complementado um esforço antigo de seleção e apuramento de raças. O conhecimento empírico acumulado ao longo de gerações tem ganhado um forte aliado científico que tem procurado diminuir o grau de incerteza e imprevisibilidade associado a muitas atividades pecuárias. Tanto ao nível do conhecimento como ao nível das técnicas, os avanços têm sido grandes e têm-se traduzido em oportunidades concretas para os criadores que têm sido os principais beneficiados.

Fonte: Cavalo Net

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Transferência de Embriões em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: A flexão da mandíbula na visão de Nuno Oliveira Primeiros Socorros em Equinos: como começar Marmelada de cavalo: por que usar essa gramínea forrageira?

Descongelador de Sêmen WTA

Por: R$ 789,00

Raças

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!

Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.