30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Parque onde há cavalos com suspeita de mormo é interditado em Araguari

Um cavalo e duas éguas foram diagnosticados com mormo, doença bacteriana que pode ser transmitida ao ser humano, podendo até levar a morte. Os animais estão no parque de Exposições do Sindicado Rural de Araguari, no Triângulo Mineiro. Além desses três animais, existem outros 95 equinos que estão em quarentena e aguardam por exames.

A doença foi descoberta quando, há 20 dias, os cavalos foram submetidos ao exame da doença -exigido pelo Ministério da Agricultura- para participar de uma competição fora da cidade. A doença de mormo foi diagnosticada e o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) exigiu a interdição do parque, impedindo a saída e entrada de qualquer animal.

Nesses casos, a medida a ser tomada é a execução dos eqüinos diagnosticados com a doença. Segundo o coordenador do IMA, Luis Carlos de Oliveira, o procedimento já esta sendo providenciado.Essa decisão acaba por contrariar o dono de um dos animais, que afirma que um terceiro exame foi realizado e não apresentou positivo para o mormo.

O caso foi levado à Justiça pelos proprietários, que conseguiram uma liminar suspendendo a ação de sacrifício dos animais. Rafael Souza Passos, um dos proprietários espera justiça: "Quero ter uma prova concreta a respeito disso. Se estiver doente, pode matar. Mas se não estiver, será uma injustiça muito grande tanto para o animal, quanto para mim em valor sentimental e financeiro".

O dentista é proprietário da égua e garante que ela não apresenta mormo. Ele acredita que ela não tem a doença por não ter sintomas e nem contato com animais contaminados pelo mormo, já que é uma doença que não é disseminada na região.

Os cavalos que também apresentaram sinais positivos permanecem isolados para refazerem o teste de maleína pela terceira vez. No caso positivo, será necessária a realização do teste para comprovar a doença de mormo.

Fonte: G1

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos!

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina? Caso de mormo no RJ ameaça realização de eventos agropecuários Entendendo a anatomia e a fisiologia reprodutiva do garanhão equino                

Luvas de Latex Supermax para Procedimento Tamanho G

De: R$ 26,90

Por: R$ 18,90

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.