Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Conheça o desenvolvimento odontológico dos equinos

Conhecer, mesmo que de forma básica sobre a odontologia equina, é fundamental a cavaleiro e criadores, pois previne problemas dentários, visto o acompanhamento que deve ser realizado durante toda a vida de um cavalo.

Ter conhecimento da anatomia e as fases em que acontecem as erupções e as trocas dos dentes decíduos por permanentes, evita transtornos como a má formação dentária e as consequências que ela traz.

Um animal que possui problema em sua dentição, não realizará de forma ideal a mastigação de seu alimento, por exemplo, acarretando outros problemas, como estomacais e intestinais, que poderiam ser resolvidos com uma simples visita do veterinário.

Portanto, separamos alguns pontos que devem ser atentados durante toda a evolução bucal de um equino. Vejamos:

 

Durante os quatros iniciais anos do cavalo, a maior parte das modificações nas dentições ocorrem. Nesse intervalo é comum o emagrecimento devido à diminuição na ingestão de alimentos, visto a sensação de incômodo bucal, que pode também provocar queda no desempenho e no treinamento.

Na mastigação, os dentes atuantes são os incisivos, que cortam o alimento, e os pré-molares e molares, responsáveis pela trituração. Um equino adulto possui 12 incisivos (seis superiores e seis inferiores), 12 pré-molares (seis superiores e seis inferiores) e 12 molares (seis superiores e seis inferiores). Dos 36 dentes importantes na mastigação, apenas os molares não possuem troca. Os 12 incisivos e 12 pré-molares possuem duas dentições, uma decídua e outra permanente. Assim, 24 dentes de leite serão substituídos entre 2,5 e 4 anos de idade.

Fonte: Saúde Animal

Adaptação: Escola do Cavalo

   

Conheça o Curso de Odontologia Equina

              Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Primeiros Socorros em Equinos: como começar Marmelada de cavalo: por que usar essa gramínea forrageira? Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.