Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Habronemose Equina

A habronemose equina é uma doença que dificilmente acarreta mortes, mas é responsável por transtornos econômicos, principalmente causada pela habromenose cutânea.

Existem diferentes tipo de habromenose, como o caso da gástrica, assintomática, que tem caráter sazonal e ocorre com maior frequência nos meses quentes do ano. Outros exemplos são: habronemose cutânea, causada por larvas, sendo sazonal, conhecida como "ferida de verão"; habronemose conjuntival, causada por larvas, acometendo animais de todas idades; habronemose pulmonar, causada por larvas, muitas vezes, em seu início, é assintomática.

O ciclo da doença é indireto, sendo os vetores da patologia a mosca doméstica (Musca domestica) e a mosca dos estábulos (Stomoxys calcitrans).

O desenvolvimento da mosca e da larva são concomitantes, pois as larvas e os ovos saem junto com as fezes dos equinos e as moscas colocam seus ovos sobre essas fezes. As larvas de moscas eclodem e ingerem as L-1 da Habronema.

Após duas semanas temos as L-3 nas moscas adultas. Essas moscas ao pousarem em feridas abertas na pele do equino depositam as larvas e temos a denominada habronemose cutânea. Por outro lado estas moscas podem colocar suas larvas na boca ou próximo à boca do animal, neste caso as larvas ou mesmo a própria mosca pode ser degludida. Após 2 meses temos o verme adulto no estômago ocasionando a habronemose gástrica.

Em casos de infestação acentuada podemos ter a habronemose pulmonar. Se o parasita for depositado na cavidade ocular teremos a habronemose conjutival. Em relação a habronemose pulmonar, autores divergem: alguns acham que a infestação se dá via sangue ou linfa e outros acham que esta ocorre através de migração boca-traquéia-pulmão.

Fonte: UFES

Adaptação: Escola do Cavalo

 

Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo

                            Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Surto de gripe equina no Distrito Federal Capacidade reprodutiva do Garanhão Equino Professor do CPT Cursos Presenciais fala sobre Reprodução em Equinos        

 

 Seringa Descatável 20 ml com Agulha 

Por: R$ 0,99

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2016 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.