Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Segmento equino movimenta no Brasil R$ 7,3 bilhões

O Brasil possui a segunda maior tropa mundial de equinos, totalizando quase 6 milhões de cabeças. Somos também o quinto maior exportador mundial de carne de cavalo, sendo nossos principais compradores, países europeus.

Esses dados são desconhecidos pela maioria dos brasileiros, principalmente os que se referem à venda de carne de cavalo. Mas, um diagnóstico realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-USP) para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), permitiu esclarecer melhor esses números.

A fim de dar destaque ao setor, o estudo trouxe dados importantes, como o somatório do faturamento anual do segmento que supera os 7 bilhões de reais. São empregados aproximadamente 650 milhões de trabalhadores, atuando em indústrias de insumos, produtos e serviços, até agentes que lidam diretamente com cavalos em suas atividades - na lida diária de propriedades rurais, em haras, exposições, eventos, jockeys clubes, escolas de equitação, turismo rural, esportes hípicos e no pólo.

Empresas de leilão, curtumes e exportadores também participam deste setor, representando a cadeia de processamento de carne equina. Os últimos dados da pesquisa mostram que o Brasil exportou 64,1 milhões de dólares em carne, destacando compradores como a Itália, Austrália, França, Japão, Holanda, Bélgica e Finlândia.

Dados do Cepea destacam que os frigoríficos que trabalham com carne de cavalo movimentam 80 milhões de reais/ano, 12,6% das exportações mundiais, empregando mais de mil pessoas.

Fonte: Globo Rural

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Odontologia Equina

            Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Primeiros Socorros em Equinos: como começar Marmelada de cavalo: por que usar essa gramínea forrageira? Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.