Habronemose Equina

Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF

A habronemose equina é uma doença que dificilmente acarreta mortes, mas é responsável por transtornos econômicos, principalmente causada pela habromenose cutânea.

Existem diferentes tipo de habromenose, como o caso da gástrica, assintomática, que tem caráter sazonal e ocorre com maior frequência nos meses quentes do ano. Outros exemplos são: habronemose cutânea, causada por larvas, sendo sazonal, conhecida como “ferida de verão”; habronemose conjuntival, causada por larvas, acometendo animais de todas idades; habronemose pulmonar, causada por larvas, muitas vezes, em seu início, é assintomática.

O ciclo da doença é indireto, sendo os vetores da patologia a mosca doméstica (Musca domestica) e a mosca dos estábulos (Stomoxys calcitrans).

O desenvolvimento da mosca e da larva são concomitantes, pois as larvas e os ovos saem junto com as fezes dos equinos e as moscas colocam seus ovos sobre essas fezes. As larvas de moscas eclodem e ingerem as L-1 da Habronema.

Após duas semanas temos as L-3 nas moscas adultas. Essas moscas ao pousarem em feridas abertas na pele do equino depositam as larvas e temos a denominada habronemose cutânea. Por outro lado estas moscas podem colocar suas larvas na boca ou próximo à boca do animal, neste caso as larvas ou mesmo a própria mosca pode ser degludida. Após 2 meses temos o verme adulto no estômago ocasionando a habronemose gástrica.

Em casos de infestação acentuada podemos ter a habronemose pulmonar. Se o parasita for depositado na cavidade ocular teremos a habronemose conjutival. Em relação a habronemose pulmonar, autores divergem: alguns acham que a infestação se dá via sangue ou linfa e outros acham que esta ocorre através de migração boca-traquéia-pulmão.

Fonte: UFES

Adaptação: Escola do Cavalo

 

Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Surto de gripe equina no Distrito Federal

Capacidade reprodutiva do Garanhão Equino

Professor do CPT Cursos Presenciais fala sobre Reprodução em Equinos

 

 

 

 

 

 Seringa Descatável 20 ml com Agulha 

Por: R$ 0,99


Veja Também

Comentários

Deixe seu comentário

Receba nossas novidades!

Digite seu e-mail:

Curta nossa página


Tire suas dúvidas Preencha os campos abaixo