Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Estudo diz que cavalos foram domesticados pela primeira vez há 6 mil anos

Estudo realizado pela Universidade de Cambridge concluiu que há mais de seis mil anos, humanos domesticaram cavalos pela primeira vez em campos da Ucrânia, sudoeste da Rússia e oeste do Cazaquistão. A pesquisa publicada pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences, acredita que depois da domesticação, os cavalos se espalharam pela Europa e Ásia, reproduzindo-se com éguas selvagens no processo.

O estudo traz a combinação de duas teorias diferentes sobre a domesticação dos cavalos: se por um lado evidências arqueológicas- vestígios de leite de cavalo identificados em panelas muito antigas encontradas nas estepes da Eurásia- indicam que os cavalos foram domesticados no oeste das estepes da Eurásia (Ucrânia, sudoeste da Rússia e oeste do Cazaquistão), os especialistas acreditam que os animais eram usados como montaria, e era fonte de carne e leite, existe também  outra teoria que contradiz essas pistas arqueológicas,  aponta que a domesticação teria acontecido em vários pontos da Europa e Ásia.

Um novo trabalho então analisou amostras de DNA nuclear retirado de 300 cavalos vivendo em oito países na Europa e Ásia. Os dados genéticos foram inseridos em modelos computadorizados criados para considerar diferentes hipóteses de domesticação. A pesquisadora Vera Warmuth, do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge, disse que "[o modelo] mostra que a domesticação do cavalo se originou na parte oeste das estepes e que o alastramento da domesticação envolveu a integração com cavalos selvagens".

A teoria explica que evidências de DNA mitocondrial - que contêm apenas os genes herdados da mãe - mostram que os cavalos foram domesticados muitas vezes, em lugares diferentes. O que parecesse na verdade é que éguas selvagens eram usadas para repor estoques de cavalos domesticados, talvez porque eles não se reproduziam com facilidade no cativeiro, como o caso do cavalo Przewalski, o parente selvagem mais próximo dos cavalos modernos.

Fonte: BBC Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina? Entendendo a anatomia e a fisiologia reprodutiva do garanhão equino Os campeões do Campeonatos Nacionais da Juventude de Salto de Obstáculos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.