Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

34ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga

Um dos mais importantes eventos da equinocultura brasileira: a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, será realizada no Parque de Exposições Doutor Fernando Costa, localizado no município de Franca, no interior paulista. O evento terá inicio no dia 29 de setembro e prosseguirá até o dia 6 de outubro.

A programação do tradicional evento contará com provas funcionais, leilão e uma agitada programação social, além do tão esperado julgamento, responsáveis por eleger os Grandes Campeões Nacionais.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), cerca de 600 equinos participarão das atividades desta 34ª edição do evento. Originários dos principais criatórios do país, esses animais representam a elite de um plantel com cerca de 120 mil exemplares, cuja presença é marcante nas cinco regiões do país. O diretor de Comunicação e marketing da ABCCRM João Ribeiro Frugis destaca que, "a expectativa para a Nacional deste ano é muito boa. A raça, afinal, vive um ótimo momento, com exposições concorridas e leilões movimentados. Por isso, durante os oito dias de programação deverão ter julgamentos muito disputados com a participação da nata da raça".

O Parque Doutor Fernando Costa oferece acomodações confortáveis e seguras tanto para os animais como para o público presente. A cidade de Franca está situada a cerca de 400 quilômetros da capital paulista, na região Nordeste do estado de São Paulo, justamente na área onde a raça Mangalarga originalmente se desenvolveu. Dotada de uma pujante economia e conhecida como a capital nacional do calçado masculino, a cidade possui uma ampla rede de hotéis e restaurantes, servida por boas rodovias e um aeroporto regional. Além disso, está perto de outros centros urbanos como Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG).

Confira detalhes da programação:

No sábado (29/09) primeiro dia da Exposição Nacional, a programação será bastante movimentada. Os julgamentos terão início às 8h da manhã, prosseguindo até às 17h, quando acontecerá a cerimônia de abertura do evento com o tradicional desfile das bandeiras dos criatórios participantes. Já na parte da noite, está prevista a realização de um leilão, que será anunciado em breve.

As atividades prosseguirão durante toda a semana. Além dos concorridos julgamentos da classe geral, o programa da Nacional também incluirá categorias específicas para as pelagens diferenciadas da raça Mangalarga, como a pampa, a castanha, a tordilha, a alazã amarilha a baia e ainda a preta ou zaina. Os julgamentos, aliás, poderão ser acompanhados em tempo real pelo portal www.cavalomangalarga.com.br.

No segundo final de semana de programação, as atividades também prometem ser muito movimentadas. Na noite da sexta-feira (05/10), o programa da Nacional abrirá espaço para as provas funcionais, que incluirão disputas de Andamento e de Maneabilidade. A competição de andamento contará com quatro categorias: Mini-mirim, Mirim, Feminina e do Patrão. Por sua vez, a competição de Maneabilidade incluirá outras quatro categorias: Jovem, Feminina, Amador e Aberta.

Também na noite do dia 5 está prevista a realização do tradicional Leilão Gênesis Mangalarga. O remate, organizado pela Fênix Leilões com a assessoria do zootecnista João Quadros, acontecerá a partir das 20h nas dependências do Parque de Exposições Doutor Fernando Costa. Segundo os organizadores, serão ofertados produtos de grande destaque no plantel da raça.

Para o último dia de programação (06/10), esta reservada as maiores emoções do evento, é o dia que todos conheceram os Grandes Campeões Nacionais 2012. Além do prestígio dos mais tradicionais títulos da raça, estarão em disputa os cobiçados troféus transitórios da classe geral e também da pelagem pampa.

Maiores informações sobre a 34ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga podem ser obtidas no endereço eletrônico www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11) 3866-9866.

Fonte: Mercado Horse

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Surto de gripe equina no Distrito Federal        

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.