Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Anemia infecciosa equina: saiba como evitar a transmissão

A AIE (anemia infecciosa equina) desvaloriza os equídeos do Pantanal e faz com que a produtividade dos animais diminua. A (AIE) é uma doença infectocontagiosa que atinge cavalos, muares e asininos da região do Pantanal. Ela provoca a destruição de hemácias, que são as células vermelhas do sangue do animal. Tais sintomas fazem com que os equídeos portadores da doença apresentam febre, cansaço, perda de peso e hemorragias.

Para evitar a transmissão da doença, os criadores devem evitar o contato de animais sadios com sangue contaminado. É necessário também bastante cuidado com o manuseio de itens hospitalares, as agulhas e seringas devem ser utilizadas uma única vez e ser descartadas de forma apropriada após as aplicações. Recomenda-se evitar o uso de esporas pontiagudas, que podem provocar sangramentos, os freios e quaisquer outros utensílios que possam ter tido contato com sangue contaminado devem ser higienizados.

O controle da AIE melhora o desempenho dos equídeos nos trabalhos de campo, já que o cavalo é peça-chave na pecuária pantaneira e gera uma valorização da equideocultura da região.

Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Escola do Cavalo      

Conheça o Curso de Cólica Equina

        Veja outras publicações da Escola do Cavalo: O papel da alfafa e do milho na alimentação dos equinos Parque onde há cavalos com suspeita de mormo é interditado em Araguari Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina?

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.