Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Dicas para adquirir um cavalo

Ao adquirir um cavalo o dono tem que ter consciência que além da disponibilidade de tempo, que os cuidados com o animal exigem, ele também vai ter um grande custo financeiro.

Manter um cavalo é altamente caro. O custo da compra é apenas o começo, suas despesas incluem: alimentação, ferragens, equipamento (arreios, sela, material de limpeza) veterinário, pastagens, alojamento. O proprietário deve também decidir se terá o cavalo em casa ou em um centro hípico.

O tempo que se leva para cuidar do cavalo é um fator importante para o seu bem estar.  O cavalo é um animal de rotina, e uma alteração brusca nesta rotina pode provocar distúrbios no animal. O dono deve ter a capacidade de avaliar se consegue tomar conta do cavalo, ou se tem condição de manter o cavalo a penso em um centro hípico. Mediante um pagamento mensal o cavalo terá tratadores que alimentam, limpam as camas e trabalham os cavalos quando o dono não pode deslocar-se ao centro.

Uma outra abservação importante para quem vai adquirir um cavalo é  procurar antes um treinamento para adquirir os princípios básicos de equitação e segurança. Primeiro que tudo deve começar pelas aulas de equitação. Há alunos que optam por comprar cavalos do centro hípico onde montam, tanto por serem cavalos mais calmos como pela afinidade que os alunos sentem em relação a estes cavalos de escola. No caso de adquirir um cavalo  em outro sitio é aconselhável que o comprador seja acompanhado por um veterinário ou monitor, alguém que tenha mais experiência com cavalos e que seja capaz de aconselhar o futuro dono.

Depois de cumpridos os requesitos o comprador pode começar a pensar que tipo de cavalo quer comprar, a raça, o sexo.

O cavaleiro deve ter em conta a sua própria habilidade, o seu peso e altura, e escolher um cavalo que seja proporcional ao seu físico. Depois de ter tido aulas de equitação o comprador já terá uma ideia da modalidade equestre que prefere e irá escolher o seu cavalo tendo em conta as suas preferências. Se o cavaleiro tiver como preferência a modalidade de ensino irá escolher um cavalo com andamentos mais equilibrados, passadas mais amplas, atitude mais elevada. Os hanoverianos são bons cavalos para esta modalidade. Se por outro lado o comprador tem em mente fazer obstáculos irá procurar cavalos mais atléticos, mais jovens, que sejam capazes de abrir o galope, que sejam francos a saltar. Para esta modalidade os sela-francês, os árabes, o puro sangue inglês são boas opções.

Depois de encontrar o cavalo que preencha os requisitos que procurava, é importante que o comprador converse com  o atual dono para saber mais sobre o histórico de vida do animal. Há questões que o comprador pode colocar ao proprietário, tais como:  se o cavalo tem algum tipo de perturbação alimentar (predisposição para cólicas, etc), tem vícios de boxe(birra de ar, agitar a cabeça), tem alergias; como reage ao trânsito; como se dá com outros cavalos; qual é o historico clínico do animal;  se já teve lesões.

É importante também observar o comportamento do animal em seu ambiente natural. Ter atenção as reações do cavalo na sua rotina diária.Ver como cavalo se comporta ao ser montado em um picadeiro fechado, no picadeiro descoberto ou na rua. Observar com muita atenção se na preparação para a montaria ele aceita bem o contato com a mão do cavaleiro; reage bem as ajudas naturais (mãos e pernas); reage bem ás ajudas artificiais (stick, esporins); observar bem o cavalo nos três andamentos.

Recomenda-se pedir a um veterinário de confiança para fazer uma observação geral ao cavalo, e em caso de dúvidas fazer exames mais rigorosos e específicos.

Depois de toda a análise é bom que o comprador  experimente o cavalo, para ter ideia se aquela cavalo é adequado para ele ou não. Há  detalhes menores que o comprador pode reparar, tais como: se o cavalo tenta avançar antes do   cavaleiro estar bem sentado na sela, se demonstra medo ao contato com o cavaleiro, se reage negativamente ao gesto do cavaleiro de passar a perna para ficar bem sentado. Se o comprador não se sentir ainda á vontade para montar, ele deve pedir ao monitor/professor que o faça.

A presença de um veterinário de confiança durante o processo de avaliação/compra do cavalo é muito importante, pois além de observar o cavalo quando este está no boxe, ele vai examinar o coração, os pulmões, os dentes (para saber em média a idade do cavalo). O veterinário vai procurar problemas que possam impedir o cavalo de comer (problemas de dentes, inflamações na boca, etc), fazer uma avaliação a procura de hematomas, quistos, feridas ou antigas lesões. Em  seguida o veterinário pode pedir para ver o cavalo a trotar numa superfície rija. Aqui ele pode verificar se o cavalo tem alguma desigualdade que pode ser prejudicial á saúde do animal. Os cascos também são examinados com atenção, observando se estão equilibrados, se as ranilhas estão bem cuidadas, se o casco não está oco. Para finalizar o veterinário vai avaliar o ritmo cardíaco e respiratório do cavalo antes e depois que seu proprietário montá-lo.

Em caso de dúvida o comprador pode solicitar exames mais específicos, tais como raio-x (para determinar se o cavalo tem algum tipo de disfunção óssea tal como artrites ou doença da navicular) ou análises sanguíneas (para verificar se o cavalo está sob o efeito de drogas que têm como finalidade aliviar dores ou sedativos que alterem o estado normal do cavalo).

Se depois de toda avaliação, o comprador estiver satisfeito a compra poderá ser efetuada.

Fonte: Mundo dos Animais

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

        Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Surto de gripe equina no Distrito Federal      

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.