Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O uso da Equoterapia auxilia na reabilitação de pacientes com deficiências neuromotoras

Por meio de parceria do Governo de Minas e da Fhemig com a Polícia Militar o tratamento Equoterapia pode ser realizado gratuitamente em Belo Horizonte. A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza os animais na reabilitação de pacientes com deficiências neuromotoras ou sequelas de acidente vascular e traumatismo craniano. A técnica age simultaneamente nos sistemas orgânico e psicológico, além de beneficiar o comportamento social a partir do trote e do contato com os cavalos. Ela pode ser utilizada para 37 patologias diferentes.

No Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (Cercat), em Belo Horizonte, crianças como Cecília e Alberto, que têm problemas decorrentes da paralisia cerebral, veem nos cavalos uma grande oportunidade de recuperação.

O Cercat atende uma média de 37 patologias diferentes, dentre elas, síndrome de west, síndrome de down, hiperatividade, autismo, paralisia cerebral e hidrocefalia.  Nas primeiras sessões, o paciente apresenta melhora sensível e uma grande interação com o animal.

 Em Belo Horizonte, o tratamento é desenvolvido desde 2005 por meio da parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) com a Polícia Militar. No Cercat, já foram realizados quase 60 mil atendimentos por uma equipe multidisciplinar, a maioria dos pacientes é oriunda de hospitais da rede pública.

Fonte: Agência Minas

Adaptação: Escola do Cavalo

   

Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo

    Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Surto de gripe equina no Distrito Federal    

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.