Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Cavalo mangalarga

O cavalo mangalarga se desenvolveu no Brasil a partir de animais que vieram de Portugal. O cavalo da raça que em São Paulo se chama mangalarga paulista e em Minas Gerais é mangalarga marchador, é um cavalo de sela, que reúne todas as características que se espera de um animal que recebe este título.  Ele traz comodidade para o cavaleiro, bons andamentos, resistência, docilidade. Um animal que desde a origem foi selecionado para o trabalho e para o esporte.

Para atender as demandas da lida com o gado ou as exigências dos atletas, esse cavalo precisava ter membros, garupa e tronco fortes, mas com uma frente leve e paleta inclinada e comprida.

O cavalo da raça mangalarga está intimamente ligado à família Junqueira. Francisco Marcolino Diniz Junqueira começou a criar o cavalo mangalarga ainda moço, seguindo a tradição da família. A fazenda Santana da Estiva, em Morro Agudo, norte de São Paulo, possui atualmente mais de 80 animais. Alguns deles com muitos títulos, como o Juazeiro FDT, campeão de marcha trotada na cidade de Barretos no ano passado.

Para Junqueira, as diferenças que separam as linhagens do mangalarga paulista do marchador, criado em Minas Gerais, são apenas detalhes. São duas seleções distintas, o grupo que seleciona uma não é hoje o mesmo grupo que seleciona a outra, mas, as origens são as mesmas e foram separadas apenas por características burocráticas.

Fonte: Pecuária Rural

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

      Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina? Entendendo a anatomia e a fisiologia reprodutiva do garanhão equino Os campeões do Campeonatos Nacionais da Juventude de Salto de Obstáculos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.