Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Excesso de peso nos cavalos não significa boa condição física

Antigamente os cavalos acompanhavam os ciclos da vegetação, isto é, engordando e emagrecendo de acordo com o estado e o valor nutritivo das pastagens, hoje, mesmo recebendo proporções adequadas de alimento concentrado, estão sujeitos a consumir mais nutrientes do que realmente necessitam.

Os cavalos são animais que entram em condição física através de fatores básicos como manejo alimentar e trabalho. Quanto mais um cavalo come em termos de energia, proteína e outros nutrientes, mais este cavalo deve gastar aquilo que come. Um cavalo gordo não significa que esteja em boa condição física. O cavalo em condições físicas adequadas é o cavalo que está atleticamente postado em termos físicos.

A fonte de energia primária do organismo do cavalo é o açúcar ou o carboidrato ingerido. A ingestão de muito carboidrato e pouco gasto de energia faz com que se inicie o processo de formação de gordura, que é então armazenada e só aumenta com o tempo. Quando essa alimentação energética não se ajusta à intensidade do trabalho, vão se criando reservas no organismo, na forma de tecido gorduroso, que moldará o corpo até o estado de obesidade. Com o trabalho esta gordura vai sendo "queimada" e ocorre aumento da massa muscular que vai sempre ser trabalhada nas sessões de treino.

Um cavalo deve-se alimentar de nutrientes que utilize na sua vida desportiva ou de trabalho. Isto deve ser medido e calculado por um veterinário ou um zootecnista, que entendem do assunto muito mais do que os proprietários.

Não é difícil identificar um cavalo obeso. Sua aparência é inconfundível. É comum os proprietários de cavalos gordos, os considerarem fortes, belos, saudáveis. Pensar que gordura e obesidade são sinais de saúde ou beleza é pior do que ter um cavalo abaixo do peso ideal.

Consultar um profissional competente e que saiba direcionar o manejo alimentar dos cavalos de acordo com a atividade física que praticam, estilo de vida que levam e principalmente a função de cada um dos cavalos da sua propriedade é essencial.

 Fonte: Só Cavalo

Autor: Aluisio Marins MV

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

    Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Cólica ou diarreia? Veja como diferenciar Como cuidar de infecções no casco de equinos Fique atento ao comprar cavalos - nem sempre o que parece é

Nutrição

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.