Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Osteocondrite em equinos

Os equinos principalmente os jovens e atletas podem sofrer de claudicação provocada pela osteocondrite dissecante (OCD). A osteocondrite dissecante é caracterizada pela presença de fragmentos cartilaginosos intra-articulares decorrentes da osteocondrose, que desencadeiam o processo inflamatório.

 A osteocondrose é uma das principais doenças ortopédicas de desenvolvimento que acomete os equinos, sendo usualmente definida como uma falha no processo de ossificação endocondral. Infelizmente os seus mecanismos não estão bem definidos, mas acredita-se em uma etiologia multifatorial relacionada com predisposição genética, desequilíbrio ou excesso nutricional, fatores endócrinos e forças biomecânicas atuando nas articulações.

O problema da OCD do Jarrete (curvilhão) apresenta como principal sinal físico a presença de líquido na articulação, podendo ou não ocorrer à manifestação da claudicação do animal. Ao verificar esse tipo de sinal no animal, o melhor a ser feito é encaminhá-lo ao médico veterinário para que esse possa examinar e encaminhar esse animal a exames complementares, como o Raio-X, visando a confirmação ou não da OCD, o que com certeza irá facilitar a condução clínica do caso.

Em relação ao tratamento, apesar de existirem diversas formas de tratamento, a maioria dos autores recomenda a retirada cirúrgica que consiste basicamente em extrair esses fragmentos de dentro da articulação, o procedimento é o possui um maior índice de sucesso com melhores resultados funcional e estético.

A juventude do animal se apresenta como um fator para um prognóstico favorável. Por esse motivo, o acompanhamento diário dos animais por pessoas que possuam experiência, juntamente com um médico veterinário é importante, já que qualquer problema que seja detectado em fase inicial poderá mais facilmente ser resolvido, diminuindo o prejuízo financeiro na criação.

Fonte: Rural Pecuária

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

 

 

 

 

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Claudicação equina: o que fazer para evitar

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.