“Jumento apicultor” ajuda a extrair mel no Ceará

Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF

No Sertão do Ceará distrito de Cachoeira, em Itatira, a 220 km de Fortaleza um apicultor leva um jumento para extrair mel.

De acordo com Manuel Juraci de 59 anos, dono do animal, o ”jumento apicultor’‘ é vestido com roupas de proteção e ajuda a retirar do apiário cerca de nove litros de mel por dia. “O Boneco é o único em todo o Brasil que faz esse trabalho”, diz o dono.

Em Itatira, maior produtora de mel no Ceará, 120 apicultores chegam a colher aproximadamente 90 mil quilos de mel por ano.  A seca que atinge o sertão cearense expulsou as abelhas e ver o jumento Boneco vestido de apicultor está cada vez mais raro, por enquanto o dono suspendeu as atividades do jumento no apiário.

Manuel Juraci, além de apicultor também é inventor, na cidade ele é conhecido como professor Pardal, referência a um personagem de quadrinhos que era inventor. Juraci criou, por exemplo, um colhedor de manga, centrífuga para mel e brinquedos para crianças. Até um protótipo de helicóptero faz parte da coleção de invenções.

Fonte: G1

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos

 

 

 

 

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas

Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos?

Claudicação equina: o que fazer para evitar?


Veja Também

Comentários

Deixe seu comentário

Receba nossas novidades!

Digite seu e-mail:

Curta nossa página


Tire suas dúvidas Preencha os campos abaixo