Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Critérios observados para a cirurgia de Cólicas em Equinos

Mesmo com os avanços veterinários voltados ao tratamento de cólicas equinas, esta é ainda um dos principais causadores de mortes da espécie em todo o mundo.

Quando soluções medicamentosas e terapeutas não solucionam os problemas ocasionados pelas cólicas, as resoluções cirúrgicas são as mais indicadas.

A prevalência de cólica na população normal de equinos está atualmente em cerca de 10% a 36% por ano, com 1% a 2% dessas cólicas a serem suficientemente graves para exigir resolução cirúrgica.

Assim, ressaltamos critérios que devem ser observados para encaminhar equinos a cirurgias de cólicas.

Como critério inicial, devemos realizar a avaliação do exame geral do paciente, constituído pela observação do mesmo e pelo exame físico. Em alguns casos apenas o exame geral não é suficiente, sendo necessário exames laboratoriais, a fim de analisar o líquido peritoneal e de parâmetros sanguíneos ou mesmo exames ecográfico, radiológico, endoscópico ou laparoscópico.

O tipo de abordagem cirúrgica mais comum para o tratamento de cólicas em cavalos é a de laparotomia pela linha média ventral do animal. Cuidados devem ser observados na preparação antes da cirurgia e pesquisar os procedimentos cirúrgicos em si, buscando esclarecer-se sobre possíveis complicações (aderências, laminite, ileo pós-cirurgicoou problemas incisionais) que possam surgir.

As técnicas de diagnóstico, como também de anestesia e cirurgia, estão cada vez mais evoluídas. Mas, para qualquer encaminhamento cirúrgico, sendo por complicações devido a cólicas ou não, a busca por profissionais capacitados é fundamental. Apenas assim os critérios observados para a cirurgia de Cólicas em Equinos serão realizados com qualidade.

Fonte: Scielo

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso Avançado de Cólica Equina com

Laparotomias (Módulo II)

        Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina? Entendendo a anatomia e a fisiologia reprodutiva do garanhão equino Os campeões do Campeonatos Nacionais da Juventude de Salto de Obstáculos  

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2016 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.