Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Benefícios da Equoterapia

A terapia com cavalos assegura uma série de vantagens para crianças especiais e também para pessoas em geral.

A prática da equoterapia proporcionou sinais de melhora na socialização, para a garota Ana Beatriz dos Santos, 3 anos, portadora de autismo, em fortaleza. A garota já consegue ir de transporte escolar sem a mãe e já indica quando precisa ir ao banheiro. Aceita melhor o convívio com outras pessoas além da família e também emite novos sons e até cantarola músicas que ela mesma cria.

A garota Camilly Moraes, 9 anos, portadora de paralisia cerebral, após três meses de prática da equoterapia, também apresentou melhoras no desenvolvimento, a menina já consegue andar sozinha em casa apoiando-se na parede e mostra melhor equilíbrio na postura em pé, além de musculatura mais fortalecida. Apresenta mais autoconfiança e coragem para ficar livre do andador.

O garoto Lucas Marinho, 4 anos, portador de síndrome de Down, também praticante da terapia com cavalo, depois de pouco mais de um mês de aulas semanais, o menino já apresenta o andar mais firme e equilibrado, com fortalecimento da musculatura.

A equipe técnica já contabiliza resultados positivos, deste que iniciou o trabalho do Centro de Equoterapia Cavaleiros da Esperança, em Caucaia. Os pais das crianças relatam resultados bem gratificantes.

A equoterapia pode ser desenvolvida na linha da hipoterapia, destinada a pessoas com comprometimento físico ou mental. As vantagens são inúmeras como fortalecimento do equilíbrio e da musculatura, da concentração, socialização e melhora da autoestima e confiança, explica a psicóloga e também acupunturista da equipe.

A terapia com cavalos traz vantagens para pessoas em geral, especialmente crianças, por meio de um programa educativo e pré-esportivo. "As crianças em geral podem se beneficiar da equitação lúdica, aprender a controlar o cavalo, ter domínio sobre as rédeas. Tudo isto traz reflexos positivos na vida cotidiana da criança. Ela fica mais concentrada, autoconfiante", afirma a psicóloga que faz a seguinte observação, a equoterapia dá melhor noção de limites para a criança, favorecendo o desenvolvimento da afetividade e da responsabilidade. "Há uma troca entre a criança e o animal. Ela aprende a responsabilidade de cuidar de outro ser, no manejo de limpar, escovar e alimentar o cavalo".

O criador de quarto-de-milha, Flávio Silveira, é o proprietário do Centro de Equoterapia Cavaleiros da Esperança (Fortaleza - CE), o local é um dos primeiros do Nordeste filiados à Associação Nacional de Equoterapia (Ande). Oferece completa infraestrutura, com baias, picadeiros e equipe interdisciplinar. Além da terapia com cavalos, oferece aulas de equitação, aluguel de baias e treinamento de cavalos e cavaleiros. A equipe técnica promove ainda um programa de formação continuada entre seus integrantes, e oferece vagas para universitários de áreas afins para estágios monitorados.

 "Pelo meu investimento, estou muito satisfeito. O que eu fico penalizado é que muitas pessoas não acreditam ou não têm sensibilidade de ver esses praticantes aqui no picadeiro, pessoas que vieram aqui e não manifestaram nenhum interesse. Falta iniciativa no sentido de as pessoas quererem apadrinhar alguma criança. Mas estou muito satisfeito com o trabalho que a equipe está fazendo e pela evolução dos praticantes. De todos os praticantes e famílias que vieram aqui, poucos se afastaram. Então, isso também me deixa satisfeito", diz o proprietário.

O Centro funciona para pessoas que podem pagar os custos da equoterapia, mas também para praticantes que são apadrinhadas por terceiros, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Para isto, o Centro está aberto a mais padrinhos, o que viabilizará o trabalho de responsabilidade social perante novos praticantes de baixa renda.

Fonte: Mercado de Cavalos

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

 

 

 

 

  Veja outras publicações da Escola do Cavalo: A importância do alongamento em Equinos » Casqueamento em Equinos. Por que fazer? » Deformidade do tendão flexor profundo é uma das causas de claudicação em cavalos

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.