Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Conhecendo um pouco sobre cavalo

Pertencente a mesma família dos asnos, zebras e dos demais equídeos,  o cavalo (do latim caballu) é um mamífero quadrúpede . A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados, garanhão e para os filhotes, potro.

Usados como meio de transporte desde a antiguidade estes animais durante muito tempo tiveram um papel importante no transporte, seja para montaria, puxando carroças, ou em campos de batalha nas guerras. Na agricultura foram utilizados para puxar o arado. Até a carne do cavalo já foi utilizada na culinária e sua pele na fabricação de roupas.

No presente momento esses animais são mais utilizados para fins esportivos, em competições como corridas, saltos, entre outros. Em corridas, algumas raças podem atingir os 70 km/h.

A idade indicada para a reprodução dos cavalos é a partir dos quatro anos, pois a fêmea pode parar de se desenvolver caso a gestação ocorra antes dessa idade.

Os proprietários dos cavalos, geralmente, levam o macho ao encontro das fêmeas na época fértil para que ocorra a inseminação. A gestação das éguas dura cerca de onze meses. O recomendado é que após o parto a égua deve descansar por cerca de 5 dias e, nesse período, sua alimentação deve ser leve (cenouras e feno, por exemplo).

O potro começa a mamar, geralmente meia hora depois do parto. O leite da égua possui enzimas que o protegem contra doenças, além de nutrir o animal. Somente após alguns meses o potro para de mamar e começa a se alimentar de outros tipos de comida.

A composição da alimentação dos cavalos é basicamente feita de grama ou pequenos arbustos, sendo que comem também rações industriais. Esse animal pode atingir os 400 kg.

Os cavalos são animais sociais, e não são violentos, somente atacam quando são ameaçados, sendo que seu coice pode matar uma pessoa.

Algumas das principais raças:

Andaluz: O Andaluz é uma raça de cavalo, originária das Andaluzia, na Espanha, e do Alentejo, em Portugal. O Andaluz é uma das raças de cavalos mais antigas, com mais de 4.000 anos de história. O cavalo Andaluz é chamado de Puro Sangue Lusitano quando criado em Portugal e Puro Sangue Espanhol quando criado na Espanha. É um animal dócil que aprende facilmente.

Appaloosa: Também conhecida como Cavalo-Pintado. Distingue-se pelas cores que são herança de cavalos primitivos, pois esta é uma raça muito antiga. Foi trazido da América do Norte por espanhóis. É muito bom para lidar com gado e corridas curtas.

Árabe: É a mais antiga e também a mais pura das raças do mundo. São bons em esportes hípicos e adestramento.

Um cavalo bem cuidado pode viver de 25 a 30 anos, sendo que quando são vendidos em leilões podem.

Fonte: Info Escola

Autor(a): Thais Pacievitch

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Cursos de Inseminação Artificial em Éguas e Coleta, Avaliação e Criopreservação de Sêmen em Garanhão

      Veja outras publicações da Escola do Cavalo: A importância do alongamento em Equinos » Casqueamento em Equinos. Por que fazer? » Deformidade do tendão flexor profundo é uma das causas de claudicação em cavalos    

Artigos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.