30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Potros requerem cuidados especiais

O cavalo é um animal que desenvolve cerca de 80% durante o primeiro ano de vida. Durante esta fase o animal requer muitos cuidados principalmente relativos a alimentação. A falta de uma alimentação adequada pode comprometer em definitivo o crescimento e o desenvolvimento.

Ao nascer o potro deve receber nas primeiras horas de vida o colostro, leite rico em anticorpos e fundamental para a imunização do animal que deve ser ingerido até 6 horas após o nascimento, a fim de se imunizar contra diversas infecções, sem o qual é muito difícil criar um animal saudável. O potro durante a primeira semana de vida deve ser alimentado com leite, de preferência de 3 em 3 horas.

Após o desmame deste potro, deve-se atentar para que ele tenha uma alimentação adequada e diferenciada. No início de vida, a velocidade de crescimento do potro é muito alta.

As éguas somente alcançam o pico da lactação entre 3 e 6 semanas depois do parto, para o crescimento contínuo e adequado do potro durante este período, é necessário uma suplementação alimentar.

O início da suplementação deve ser  por volta dos 10 dias de idade. No início, até se habituar, o potro consome pouca ração. O importante nesta fase não é o consumo e sim o hábito de receber alimentação sólida. O alimento sólido deve fornecer altos níveis de energia, proteínas e vitaminas. Como fonte de proteína a soja é um bom alimento, pois é de fácil digestão e bem equilibrada em aminoácidos. Seus níveis devem ser de 22% para animais até os 6 meses de vida e 18% para animais de 1 ano.

Para a manutenção dos tecidos da pele, do aparelho intestinal e do aparelho respiratório é muito importante à ingestão de vitamina A. Já a vitamina D está envolvida no crescimento do esqueleto, ela permite a assimilação de cálcio e fósforo no organismo. A vitamina E está associada às funções musculares e reprodutivas.

As vitaminas hidrossolúveis (Complexo B e Vitamina C) são essenciais no metabolismo geral da energia e da proteína. A carência tem como primeiros sintomas a falta de apetite e pelagem de mau aspecto.

Muitos criadores consideram o cálcio como o mais importante dos minerais, e acaba oferecendo ao animal pouca quantidade de fósforo.

A ajuda de um profissional antes de iniciar a dieta do cavalo é essencial.

Fonte: Curta Cavalos

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

 

 

 

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Claudicação equina: o que fazer para evitar?

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.