Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Como calcular o peso do cavalo

Definir o peso do cavalo é extremamente importante para a saúde do animal e influi em todas as vertentes da vida do cavalo. O cavalo é um animal que pesa em média 500 kg, devido ao seu tamanho não é fácil identificar corretamente o seu peso. As balanças à venda no mercado custam muito caro, o que faz necessário encontrar meios alternativos para pesar este animal.

Deter o conhecimento sobre o peso dos cavalos se faz necessários em situações como: a formulação de  dieta - o peso determina as quantidades e alimentos a dar aos cavalo; para a saúde - a dosagem de medicamentos e desparasitantes são calculados de acordo com o peso do cavalo. Determinar o peso evita assim os riscos de errar na dosagem; no transporte - o cavalo tende a perder peso após o transporte, geralmente 1 a 2 kg por cada hora de viagem e em competição - os cavalos tendem a perder peso com o stress provocado pelas provas.

Utilizando uma fita métrica e fazendo os cálculos necessários, é possível estimar o peso do cavalo, apesar de não ser tão exata como a balança. Para fazer o cálculo primeiramente se mede o perímetro torácico do cavalo, na cilha e também a distância entre o ombro e a bacia, o ponto mais saliente.

Em seguida calcula se o peso. Em cavalo adulto se utiliza a seguinte formula: Peso = a2 x b / 11900 - Fórmula simplificada de Carroll e Huntingdon

Ou seja, multiplicar o valor que obteve da cilha por ele próprio (cilha x cilha) e depois deve multiplicar pelo valor que obteve do comprimento (cilha x cilha x comprimento) e de seguida dividir por 11900 (cilha x cilha x comprimento / 11900).

Exemplificando, um cavalo que mede 170 cm na cilha e 160 de comprimento deverá ter perto de 388 kg - 170 x 170 x 160 / 11900.

Em um potro o cálculo deve ser feito de outra maneira. Peso = (a - 25) / 0,07. Ou seja, o peso é igual ao perímetro torácico, ao qual se retira 25 e apenas depois se divide por 0,07. Exemplificando, um potro que tenha 120 cm de perímetro pesa 135 kg.

Existem outros cálculos mais exatos, mas a dificuldade de execução é elevada. Para o cálculo de dosagem de alimentos, medicamentos ou comparação de pesos antes/depois de uma viajem ou competição, estes cálculos são suficientes.

A utilização de apalpação ajuda a identificar se um cavalo está em forma, pode fazer uma apalpação às seguintes zonas: garrote, pescoço, atrás dos ombros e costelas. Um cavalo gordo tem estas zonas cobertas com gordura, um cavalo magro tem essas zonas demasiado expostas. Num cavalo com o peso ideal, as costelas não estão visíveis, mas podem ser sentidas com o passar dos dedos.

Fonte: Arca de Noé

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

        Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Claudicação equina: o que fazer para evitar?

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também
Deixe seu comentário:

Comentários

Esta publicação não possui comentários.

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves
© 2016 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.