30% de desconto em Cursos Online de Criação de Cavalos
Aumente seu conhecimento no mundo equestre


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Cuidados básicos para os cascos do cavalo

Para evitar as patologias de casco o cuidado básico é de manter sempre um bom "toalete", evitando o crescimento inadequado do casco, o "sobre casco", as sujidades e o excesso de umidade.

Para se evitar as patologias é muito importante à higiene da cama e principalmente a limpeza e inspeção das ranilhas e sola dos quatro membros, toda a vez que o cavalo entra ou sai de sua cocheira. Este procedimento básico, além de evitar a umidade e a entrada de micro-organismos patogênicos, nos permite visualizar a presença de corpos estranhos, rachaduras, pontos de edema na sola, sulcos muito profundo das ranilhas, podridões e machucaduras. A observação da qualidade do ferrageamento é outro ponto de estrema importância e que influi diretamente na saúde dos cascos.

Recomenda-se também sempre checar se o casco não se encontra nem muito friável (mole), nem muito quebradiço. Estes sinais indicam um desequilíbrio na hidratação dos mesmos e devem ser reparados com graxas e/ou produtos terapêuticos específicos para cada finalidade.

Para os cavalos, principalmente os atletas, os cascos são aparelhos complexos e delicados de extrema importância, e devem ser sempre observados e cuidados por profissionais (tratadores, ferreiros e veterinários) sérios e capacitados.

Fonte: Mundo Equestre

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

 

 

 

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

        Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Odontologia em equinos, uma área que necessita cada vez mais de profissionais A marcha do cavalo é definida pelo código genético de cada raça Bem-estar equino

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.