Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Cuidados básicos para os cascos do cavalo

Para evitar as patologias de casco o cuidado básico é de manter sempre um bom "toalete", evitando o crescimento inadequado do casco, o "sobre casco", as sujidades e o excesso de umidade.

Para se evitar as patologias é muito importante à higiene da cama e principalmente a limpeza e inspeção das ranilhas e sola dos quatro membros, toda a vez que o cavalo entra ou sai de sua cocheira. Este procedimento básico, além de evitar a umidade e a entrada de micro-organismos patogênicos, nos permite visualizar a presença de corpos estranhos, rachaduras, pontos de edema na sola, sulcos muito profundo das ranilhas, podridões e machucaduras. A observação da qualidade do ferrageamento é outro ponto de estrema importância e que influi diretamente na saúde dos cascos.

Recomenda-se também sempre checar se o casco não se encontra nem muito friável (mole), nem muito quebradiço. Estes sinais indicam um desequilíbrio na hidratação dos mesmos e devem ser reparados com graxas e/ou produtos terapêuticos específicos para cada finalidade.

Para os cavalos, principalmente os atletas, os cascos são aparelhos complexos e delicados de extrema importância, e devem ser sempre observados e cuidados por profissionais (tratadores, ferreiros e veterinários) sérios e capacitados.

Fonte: Mundo Equestre

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

 

 

 

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

        Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Odontologia em equinos, uma área que necessita cada vez mais de profissionais A marcha do cavalo é definida pelo código genético de cada raça Bem-estar equino

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.