Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Cuidados com os primeiros socorros em equinos

Quando se trata da saúde dos animais todos os cuidados devem ser tomados para que não haja danos maiores à sua saúde. Os primeiros socorros devem ser medidas rápidas e dependendo da gravidade do quadro apresentado, o profissional envolvido deverá ser chamado, para melhor definir o tratamento. Seja ele potro, égua ou garanhão, identificar o animal saudável do animal que está doente, estabelecer o conhecimento dos sistemas vitais, anatomia e processos de enfermagem se tornam essenciais nos primeiro socorros aos equinos.

O conhecimento de causa e o poder de avaliação do profissional que faz os primeiros socorros é fundamental, manter o animal tranquilo em local familiar com água e comida evita agravamentos, por exemplo, em casos de feridas o tratamento inicial previne maiores danos e facilita a cicatrização.

As lesões oculares por sua gravidade, obrigatoriamente, deverão ser atendidas exclusivamente por profissional responsável.

Em casos de feridas, deverá ser bem avaliada a profundidade, localização e grau de gravidade. Caso haja sangramento excessivo, lesão que ultrapassem a fundura da pele e feridas próximas às articulações, o profissional deverá ser comunicado principalmente se os ferimentos estiverem contaminados por objetos enferrujados, por exemplo.

Quando há ferida por objeto perfurante deve-se utilizar apenas compressa de água fria. Em casos de estanco do sangue usa-se apenas pano limpo, nunca algodão. Porém, com o auxílio do profissional na retirada e cuidados com objetos perfurantes minimiza-se o risco de hemorragias. Além disso, somente o profissional poderá recomendar medicamentos apropriados a cada ferimento, tendo em vista que, os medicamentos podem colocar em risco a vida do animal.

Fonte: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: O papel da alfafa e do milho na alimentação dos equinos Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina? Entendendo a anatomia e a fisiologia reprodutiva do garanhão equino  

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.