Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Atenção que deve ser dada aos cavalos idosos

Envelhecer não é característica somente dos humanos. Os animais também envelhecem e, como nós, precisam de cuidados. Para os cavalos é necessário toda uma atenção ao chegar da idade, devido ao grande esforço que praticam no decorrer da vida.

Para ajudar o seu animal é necessário saber quando é chegada a hora de encerrar as atividades, ou seja, "a aposentadoria". Isso irá depender do tipo de atividade e da intensidade que foi exigido do seu trabalho durante toda à vida. Os animais utilizados como meio de trabalho e que praticam esportes estão mais sujeitos as lesões e desgastes, por esse motivo é essencial à realização de exames médicos frequentes, atividades mais desgastantes devem ser evitadas. A idade média para que um cavalo possa ser considerado idoso é por volta dos 16 anos.

Porém, não vá deixar o cavalo parado, sem fazer nenhum tipo de atividade. Mesmo depois da "aposentadoria" é necessário à prática de exercícios relaxantes e passeios sem muitos esforços, que não devem ultrapassar a 4 horas diárias.  Se expostos a grande atividade o animal poderá desenvolver doenças específicas da idade mas, se forem bem cuidados poderá viver até 30 anos sem problemas graves.

As doenças mais comuns estão relacionadas ao sistema respiratório e digestivo. O sistema digestivo já não absorve determinados nutrientes, alimentação balanceada é recomendada nesses casos. Também, poderá sofrer com o passar do tempo, o sistema musculoesquelético através das lesões causadas por atividades físicas exageradas.

Com a idade avançada há também o desgaste dos dentes dificultando a mastigação e aumentando e tempo que levam para se alimentar, nesse caso pode ocorrer gastrites. Separar os cavalos idosos dos mais jovens evita a disputa pela comida. Transforme o ambiente onde eles vivem para que haja melhor aproveitamento do animal durante essa fase.

Fonte: Super Bull Brasil Adaptação: Escola do Cavalo      

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

      Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Claudicação equina: o que fazer para evitar?  

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.