Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Ulceração gástrica equina

equino saudavelA ulceração gástrica defini-se por, uma alteração na mucosa do trato gastrointestinal dos equinos, que destrói elementos celulares e resulta no defeito que pode se estender ao nível da lamina própria.

Os fatores que são predispostos a casos da doença dão-se pelo fato de que os cavalos são secretores contínuos de acido clorídrico no estomago, a exposição ao acido parece ser a principal causa da ulceração. Os animais que são alimentados com volumosos estão mais predispostos à doença. Porém, os fatores mais conhecidos que levam a doença são, estresse, transporte, dietas ricas em grãos, animais que ficam muito tempo estabulados, alimentação intermitente, exercício intenso, corridas, outro tipo de doença que não envolvam o trato intestinal, uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroidal e mudanças no manejo.

Os sintomas da doença são a perda do apetite, perda de peso, condição corporal ruim, cólicas leves ou recorrentes e fezes amolecidas (soltas). Os potros apresentam sinais específicos como condição corporal ruim, diarreia, bruxismo, pitialismo e cólicas intermitentes.

O tratamento é feito através do uso de drogas anti-ulcerativas porém, essas não comprovam cicatrização das mesmas.  Hoje o omeoprazol tem sido a melhor combinação de tratamento e tem alto custo assim, existem tratamentos alternativos para os produtores que não possuem maiores condições. Um bom manejo ajuda o equino portador da úlcera, e até o diagnóstico correto e tratamento deve-se evitar situações que estimulem o desenvolvimento da doença.

Fonte: RBMV + Equina

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Primeiros-Socorros-Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo:

Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Claudicação equina: o que fazer para evitar?  

estojo-para-instrumental-perfurado-em-inox-18-x-08-x-03-cmEstojo para Instrumental Perfurado em Inox 18 x 08 x 03 cm

Por: R$ 34,50

BANNER SHOPVETERINARIO

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.