Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Brasil livre da peste equina

adote um cavaloA Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu em sua 81ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados, na resolução número 21, que o Brasil está livre da peste equina. Já a resolução número 20 ainda mantém os riscos pequenos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecida como "vaca louca".

Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), salienta que as duas resoluções são novas manifestações de confiança da comunidade internacional nos sistemas de prevenção adotados pelo país.

A medida de reconhecimento, de país livre da peste equina, admitida pela comunidade internacional, é inédita. O processo de reconhecimento oficial de status da doença começou em maio de 2012, mas somente agora a entidade vai divulgar a primeira lista com as classificações dos países-membros.

Os que têm interesse na qualificação de livres da peste equina pela OIE devem apresentar um questionário de acordo com a legislação prevista no Código Sanitário para Animais Terrestres. As informações técnicas serão avaliadas pelo grupo Adhoc, especialistas na doença,onde avaliam o documento como satisfatório e, após, despachadas a comissão científica da entidade composta por especialistas do mundo inteiro no controle da doença. Assim, se todos os documentos tiverem base científica, serão enviados para a análise de todos os países membros por sessenta dias.

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Primeiros-Socorros-Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Odontologia em equinos, uma área que necessita cada vez mais de profissionais Garrotilho tem cura? Como cuidar do cavalo e economizar

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.