Aumente seu conhecimento no mundo equestre

Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Saiba mais sobre TE em Equinos com professor do CPT Cursos Presenciais

Prof. do CPT Cursos Presenciais Renan Reis de Oliveira fala sobre Transferência de Embriões em Equinos.

Escola do Cavalo: Qual a importância da transferência de embriões no cenário atual da equideocultura e qual a importância desta biotécnica para veterinários que trabalham com reprodução de equinos?

Professor Renan Reis:transferência de embriões em equinos é a principal ferramenta para aumentar a descendência de fêmeas geneticamente superiores. Como a fertilização in vitro (FIV)da forma como é realizada para bovinos não apresenta resultados satisfatórios em equinos, a TE é uma biotécnica de suma importância nesta espécie. Quando analisamos o mercado de reprodução de equinos para veterinário que atuam no campo percebemos que devido às minuciosidades e a dedicação exigida para obtenção de resultados por esta biotécnica, a TE tem sido o serviço com maior valor agregado, sendo responsável, muitas vezes, pela maior parte do faturamento destes profissionais.

Escola do Cavalo: Que pontos considera importantes para o sucesso de um profissional em um programa de TE em equinos?

Professor Renan Reis:O primeiro fator a ser considerado é a capacitação. Por ser um mercado mais restrito que de outras espécies de animais e por trabalhar com produtos de alto valor agregado, a cobrança por resultados é grande para estes profissionais. Além disso, dentro do mercado equestre existe um contato muito grande entre diferentes criadores, que podem divulgar o sucesso nos resultados de um veterinário, como também os insucessos, limitando o mercado para este profissional. O segundo fator indispensável é a dedicação. Em função das características fisiológicas das éguas, protocolos de sincronização do ciclo estral não funcionam da forma como funcionam para outras espécies. Desta forma, um controle folicular rigoroso em doadoras e receptoras é indispensável para maximização dos resultados. Esta grande dedicação implica em muitas vezes trabalhar em feriados/fins de semana e estar presente e envolvido no meio equestre. Com isso, é indispensável gostar do trabalho que realiza (conhecer a profissão através de estágios e visitas a haras pode ajudar na decisão de trabalhar ou não com cavalos). O terceiro e último ponto que gostaria de ressaltar é a inserção no meio do cavalo. Participar de feiras, cavalgadas, exposições, diferentes modalidades esportivas, realizar estágios na área, cursos, podem ser importante para ficar conhecido no meio e realizar futuros contatos profissionais.

Escola do Cavalo: Quando fala em capacitação, quais são as formas de se capacitar para garantir o sucesso profissional no mercado de TE em equinos?

Professor Renan Reis: Hoje existem muitas formas de se capacitar para ingressar no mercado de reprodução de equinos. A forma mais adequada vai depender da disponibilidade de cada profissional ou futuro profissional. A dedicação a todas as áreas ligadas a equinos durante uma graduação, a realização de estágios com diferentes profissionais conceituados na área, a participação em eventos ligados a área (cursos, congressos, simpósios, encontros), o estudo em literaturas de referência, são algumas formas de buscar capacitação.

Um ponto importante é que o ato de coletar e transferir embriões são apenas etapas de um processo que incluem: um controle folicular bem feito em doadoras e receptoras, um manejo adequado de coleta e manipulação do sêmen e a inseminação artificial. Desta forma, acredito ser importante que os profissionais que queiram trabalhar com TE tenham uma certa experiência com estas outras etapas para obtenção de melhores resultados a curto prazo.

Escola do Cavalo: Por falar em cursos, quais são os pontos que considera importantes do curso de transferência de embriões em equinos que ministra na empresa CPT Cursos Presenciais?

Professor Renan Reis: Quando fomos chamados para desenvolver cursos na empresa gostei do enfoque que nos foi requerido. Ao buscar profissionais que têm formação acadêmica como títulos de mestre e doutor, mas que atuem no campo ficou claro o interesse em buscar boa didática e direcionar os cursos para os aspectos práticos da biotécnica. Talvez este fator, aliado a infraestrutura (hospedagem, alimentação, instalações na fazenda para as aulas práticas, disponibilidade de animais) e a duração do curso (permite abordar durante as práticas os pontos fundamentais para execução da atividade e permite que os alunos realizem estes procedimentos) disponibilizados pela empresa sejam os pontos mais importantes a serem considerados. Nesta última estação produzimos aproximadamente 200 embriões em nossa atividade no campo, fato que nos qualifica a ter uma vivência para repassar aos alunos. Gosto de ministrar estes cursos, pois ensinamos aquilo que vivemos no nosso dia a dia. Desta forma, o curso nunca vira uma rotina, sempre tem um medicamento novo que surgiu, uma égua que necessitou de alguma intervenção diferente, um garanhão que necessita de um tipo de manejo que foge do convencional, um aluno que trás um caso novo e tudo isso acaba por me estimular na prática desta atividade.

Entrevista com o Professor dos Cursos de Reprodução Equina do CPT Cursos Presenciais Renan Reis de Oliveira

- Médico  Veterinário (UFV)

- Mestre em fisiologia e reprodução animal (UFV)

- Veterinário da central de transferência de embriões localizada no município de São José do Goiabal - MG (CRIOHORSE).

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Escola do Cavalo

 

Conheça o Curso de Transferência de Embriões em Equinos

Entrevistas

Reprodução

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.