Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A claudicação é uma urgência veterinária

A claudicação, muitas vezes, se torna uma situação de difícil diagnóstico, mesmo com os grandes avanços da tecnologia moderna. Um cavalo afetado com laminite, síndrome navicular ou qualquer outra patologia que provoque a claudicação pode padecer de grande sofrimento.

Exames ecográficos e radiográficos, além de algumas anestesias locais, aplicadas em consultas diversas, podem auxiliar na obtenção do diagnóstico definitivo, seguindo-se a fase que inclui ferração corretiva, medicação, repouso e fisioterapia.

O melhor a se fazer é a prevenção. Evitar problemas de claudicações evita sofrimento nos animais, bem como despesa e preocupação aos seus proprietários. Sabe-se que não é possível evitar, por completo, esses problemas. Entretanto, dar maior atenção a alguns por menores como um bom aprumo do casco, uma boa ferração, e boa preparação física, trabalhar em pisos adequados, uma dieta equilibrada e completa etc. pode reduzir, significativamente, a incidência de problemas de claudicação.

A seleção genética dos progenitores, antes mesmo do nascimento do animal pode também reduzir a incidência de patologias que resultam em claudicação.

A laminite, em particular, tem várias causas distintas, porém, a mais estudada e reconhecida é a dieta rica em hidratos de carbono (açúcares). Animais com excesso de peso estão também mais predispostos a padecer dessa doença.

Em caso de claudicação, é necessário que o médico veterinário examine o animal, o quanto antes, de modo a evitar que se torne crônica, e cause consequências desastrosas, tanto para o cavalo como para o proprietário.

Quais a principais enfermidades causadoras de claudicação?

Fonte: Equisport online

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

 

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.