Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Hemoparasitoses Equina

tecnologia-treinamento-primeiros-socorros-equinoOs hemoparasitos se agrupam em um grande número de agente etiológicos que causa muitas doenças, que atingem os animais e também os seres humanos. Entre estes agentes a Babesia se destaca, pois causam grandes danos à saúde animal.

As Babesias são protozoários parasitas intraeritrocitários transmitidos por carrapatos através do seu aparelho bucal, podem causar principalmente a anemia.

A babesiose é causada por dois tipos de protozoários intraeritrocitário, a Babesiacaballie a Theileiraequique infecta inicialmente os linfócitos e depois as hemácias. A transmissão da Babesiacaballise dá de forma transovariana (vertical), já a Theileiraequise dá de forma transestadional (horizontal). Os sintomas são diferentes a depender dos agentes, sendo a contaminação por Babesiacaballimais branda.

Os sinais clínicos pode se desenvolver após um período de incubação de cinco a vinte e oito dias, os mais observados são febre, anemia hemolítica, icterícia e hemoglobinúria, estes são mais comuns em caso de contaminação por Babesiacaballi. Depressão, anorexia, incoordenação, lagrimejamento, secreção nasal mucosa, edema das pálpebras e decúbitos em casos de contaminação por Theileiraequi. Ainda há casos de mortes super agudos e animais portadores assintomáticos. O diagnóstico é dado após a realização do exame direto ao microscópio, com a pesquisa de parasitas em esfregaços sanguíneos corados.

As hemoparositoses, principalmente a babesiose, são importantes infecções parasitarias que acometem os equinos em diferentes fases. Assim, é de suma importância que o produtor siga todos os protocolos, e os animais sejam acompanhados por um profissional capacitado.

Tenha em suas mãos um valioso conhecimento destinado a equinocultura. Clique aqui

Esteja sempre preparado para avaliar os problemas que venham ocorrer com os cavalos. Clique aqui

Como estancar  hemorragias em equinos? Saiba mais

Fonte: Revista + Equina

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Primeiros-Socorros-Equinos

Clínica e Saúde

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.