Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A doença do mormo

mormo equinoO mormo equino é uma doença infecto-contagiosa também conhecida como lamparão. O agente etiológico é a bactéria Burkholderiamallei. O mormo também pode acometer os cães, gatos, bodes e até mesmo o homem.

A infecção acontece a partir do contato com fluidos corporais de animais doentes, como o pus, urina, secreção nasal e fezes. A bactéria penetra pelo organismo através da via digestiva, respiratória, genital ou cutânea por meio de alguma lesão, chega à circulação sanguínea, e aloja-se em diversos órgãos, especialmente nos pulmões e fígado. O período de incubação da bactéria é de aproximadamente quatro dias.

O mormo pode ocorrer na forma aguda ou crônica, a primeira é mais comum nos asininos e muares, já a segunda é mais comum nos equinos. Na forma aguda os sintomas apresentados pelos animais são: febre; prostração; fraqueza; anorexia; surgimento de pústulas na mucosa nasal que viram úlceras profundas; e formação de abscessos nos linfonodos, podendo comprometer o aparelho respiratório surgindo dispneia. Já a forma crônica é encontrada na pele, fossas nasais, laringe, traqueia, pulmões e cutânea, esta pode ser similar à aguda, porém mais branda.

Observado os sintomas, o diagnóstico é feito através de técnicas diretas, como o isolamento da bactéria e inoculação em cobaias. Ou através de técnicas indiretas, como pesquisa de anticorpos através da fixação do complemento e ELISA.

O animal acometido pela doença nunca será curado, ou seja, eles permanecerão infectados por toda a vida, por isso, na maioria das vezes, o mais adequado é a sacrifício do animal. Posteriormente deve ser feito o isolamento do local, cremação dos animais mortos, desinfecção das instalações e todo o material que ficou em contato com os doentes.

Quais as principais doenças que acometem os equinos?

Como realizar os primeiros socorros em equinos?

Como mensurar a temperatura, frequência cardíaca do equino?

Fonte: Info Escola

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Primeiros-Socorros-Equinos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.