Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Herpesvírus equino

cavalo a campoA herpesvírus em equinos se relaciona ao EHV-1 e EHV-4, causa problemas respiratórios, neurológicos e abortos. O vírus tem um longo período de latência, podendo ser reativado a qualquer momento resultando em uma nova excreção viral, o EHV-3 forma venérea da herpes, transmitida principalmente por via sexual.

O EHV-1 e EHV-4 são endémicos ou estão presentes na maior parte dos cavalos em todo o mundo. Os sintomas causados por estes são respiratórios, porém podem ocasionar também problemas neurológicos e o aborto.

O EHV-1 é uma doença neurológica ou paralítica que também é conhecido por mieloencefalopatia viral equina, o vírus causa problemas neurológicos, que é transmitido diretamente de animal para animal pelos aerossóis e não através de um vetor.

Ovírus EHV-1 e o EHV-4 podem ser transmitidos pelo corrimento nasal ou ocular, restos fetais de um aborto ou por contato direto entre os animais via aerossóis. O vírus tem alta capacidade para permanecer num estado latente, ou seja, animal assintomático, até que alguma causa externa como o estrese, possa reativá-lo assim, o animal fica infectado o resto da vida.

A vacinação reduz os sinais clínicos respiratórios e diminui a excreção do vírus, assim pode-se diminuir a incidência de abortos. Porém, o melhor a se fazer é tomar medidas preventivas como manejo e um programa de vacinação, o principal objetivo no controlo do EHV é reduzir os sintomas respiratórios e a excreção viral.

Quais as principais doenças que acometem os equinos? Como realizar os primeiros socorros em equinos? Como mensurar a temperatura, frequência cardíaca do equino?  

Fonte: Zoetis

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Primeiros-Socorros-Equinos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.