Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Qual a importância dos cuidados odontológicos em equinos?

Cavalo odontoA odontologia equina vem sendo cada vez mais difundida e estudada, devido a sua grande importância em segmentos da equinocultura, tendo em vista que além de melhorar o desempenho esportivo do animal, também influencia diretamente no desenvolvimento fisiológico.As doenças dentárias são comuns, representando cerca de 10% dos atendimentos entre esses animais.

Os equinos passam dezoito horas por dia se alimentando, esses alimentos precisam chegar bem triturados no trato digestivo, visando à boa absorção dos nutrientes e vitaminas. Assim, os cuidados com a alimentação influenciam diretamente a nutrição, a fisiologia do sistema digestório e a desempenhados animais, uma vez que há relação entre estes.

Os exames e tratamentos relacionados à dentição dos animais se tornam importantíssimos à sua saúde, performance, desempenho e desenvolvimento, além de demonstração de carinho, respeito, amor e dedicação para com o animal.

Quando os animais começam a apresentar problemas com a alimentação, como animal não se alimentar bem, deixando o alimento cair no chão; a rebeldia e relutância durante a montaria; animais que se alimentam bem, mas não ganham peso, nos casos podem ser problemas dentários relacionados à mastigação, e consequentes problemas dentários.

As alterações estão diretamente relacionadas com o alto índice de descarte de potrosna doma, queda no desempenho de cavalos atletas, casos de cólica e baixo escore corporal, já que essas alterações alteram a biomecânica da mastigação, prejudicando a digestibilidade dos alimentos.

Com todas as desvantagens apresentadas em relação à saúde bucal dos animais, é muito importante que os produtores se conscientizem da necessidade de se cuidar dos dentes dos equinos, evitando maiores perdas e prejuízo nas atividades em que cada um é destinado.

Qual a importância da odontologia na equideocultura?

Como realizar um exame odontológico?

Como avaliar a idade dos equinos?  

 Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Escola do Cavalo

 

Conheça o Curso de Odontologia Equina

Odontologia Equinos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.