Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A estação de monta equina

A estação de monta acontece com a chegada do inverno e alguns cuidados devem ser observados a fim de alcançar o sucesso final no processo. A nutrição do animal é essencial, pois animais que não tem uma alimentação balanceada não chegarão a uma criação sadia.

Os trabalhos da estação de monta começa em maio, logo depois que o médico veterinário realiza os exames nas fêmeas vazias da estação de monta anterior, onde seu status uterino é verificado por meio de exames de citologia e ultrassonografia endometrial. O exame das potrancas virgens que irão para a reprodução, com mais de três anos de idade, também é realizado.

No período de verão e primavera as fêmeas têm intervalos de ovulação de 21 em 21 dias é importante ser observado, pois no caso das éguas jovens e iniciantes na reprodução, saber o momento certo da colocação do rufião, para a estimulação dos hormônios e a identificação do comportamento diante do garanhão a ser usado.

A gestação deve ser acompanhada com orientações do médico veterinário e todas as medidas profiláticas e de controle da gestação devem ser tomadas, tendo em vista que nem toda égua gestante é qualificada como égua saudável, já que o número de infecções placentárias é grande, e a égua gestante luta para levar a gestação até o final, se esquecida no pasto.

Algumas vacinações devem ser feitas nos cuidados com a gestação: aborto à vírus (rinopneumonite), feita no quinto, sexto e sétimo mês de gestação; rodococus (quadro pneumônico) feita 45 dias antes da data provável do parto; estreptococus (garrotilho) feita nono e décimo mês de gestação; gripe, tétano, encefalomielite feita semestral em todo plantel e a raiva feita anual em todo plantel.

A vacinação feita corretamente garante a produção de anticorpos que são passados para o colostro e ao recém-nascido nas primeiras horas de vida.

 

Quais os princípios da criopreservação de sêmen? Quais as diferentes técnicas de inseminação artificial em éguas? Médico Veterinário: Garanta os melhores equipamentos da reprodução equina.    

Fonte: Cavalo Completo

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça os Cursos de Inseminação Artificial em Éguas e Coleta, Avaliação e Criopreservação de Sêmen em Garanhão

IA e Coleta em Equinos e coleta de sême garanhão

Artigos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.