Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Cirurgia plástica corretiva para equinos

cavaloAs cirurgias plásticas vêm sendo amplamente utilizadas em equinos e em bovinos. As cirurgias objetivam a correção de problemas funcionais e estéticos, que podem ter causa congênita ou serem decorrente de traumatismos. À medida que as técnicas operatórias evoluem e se difundem, os custos são reduzidos, tornando viável o tratamento.

As cirurgias mais comuns são as reparadoras de traumatismos em que ocorreu cicatrização natural, sem o tratamento cirúrgico a cicatriz é exuberante, semelhante à queloide em humanos, nessas cirurgias o excesso de tecido é retirado. Se houver a formação de grandes áreas sem pelo, é necessário fazer o tracionamento da pele para o local desejado, e a depender da gravidade pode ser preciso fazer um implante autógeno.

A orelha quebrada é outro problema recorrente, pode ser ocasionada pela infestação por carrapatos, bicheiras ou lesões traumáticas. O problema pode ser corrigido com o uso de técnicas cirúrgicas apropriadas, o tecido cicatrizado será removido e a aproximação da cartilagem deixará o local próximo do normal. Outro procedimento possível é levantar a orelha caída, tracionando a musculatura para colocá-la na posição desejada. Já em problemas mais graves pode ser utilizado o enxerto autógeno, onde parte da orelha íntegra é retirada para complementar o tecido que falta na orelha lesionada.

Quais as possíveis complicações e cuidados na anestesia geral?

Como realizar a avaliação pré-anestésica em equinos? Saiba mais sobre farmacologia de tranquilizantes e anestésicos.   Fonte: Revista Globo Rural

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo

Anestesia em Equinos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.