Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Odontologia equina

odontologia equinaA odontologia é uma área de grande importância na medicina veterinária, uma vez que, o tratamento dentário dos animais proporciona maior qualidade de vida e consequentemente maior lucratividade do setor.

É importante cuidar da saúde bucal desses animais porque, os hábitos e padrões alimentares foram modificados com a domesticação e confinamento; seleção de animais para reprodução; e exigência cada vez maior dos exemplares.

Os cuidados com a saúde bucal durante a doma possibilita maior conforto ao animal, assim o trabalho do treinador e o aprendizado do potro são mais fáceis e menos estressante, apresentando um resultado final satisfatório.

Fatores que estão relacionados a problemas dentários e que podem ocasionar perda da qualidade e desempenho do animal são a cólica equina, queda da performance atlética e condição física.

Os problemas dentários frequentemente encontrados nos equinos são: excesso de pontas de esmalte; maloclusão; dente de lobo; desordens de erupção; e fraturas dentárias.

O excesso de pontas de esmaltes lesionam as bochechas, e isso causa dificuldade para mastigar e desconforto ao usar a cabeçada e embocadura.

A maloclusão é caracterizada por uma relação anormal entre os dentes superiores e inferiores, levam a formação pontiaguda, apresentando pontas de esmalte em excesso, bicos, ganchos e desnivelamento.

O dente de lobo não tem função durante a mastigação, ele fere as bochechas, a língua e também pode entrar em choque com o bridão, o que causa grande desconforto ao animal.

As desordens de erupção são causadas pelos dentes decíduos, que precisam ser extraídos já que causam distúrbios na erupção dos dentes permanentes, doença periodontal e muita dor.

As fraturas dentárias são encontradas com muita frequência no exame da cavidade oral dos equinos. As fraturas que apresentam fragmentos deslocados causam dor na bochecha e na língua, pode levar a contaminação e a doença endodôntica e ainda formação de abscesso periapical.

Para evitar qualquer problema relacionado à dentição equina, procure orientação médico veterinária especializada, garantindo a saúde do animal e lucratividade da propriedade.

Qual a relação da odontologia equina e a gastroenterologia?

Quais as doenças dentárias são as desordens orais mais comuns nos equídeos?

Qual a importância da odontologia na equideocultura?

Fonte: Tudo Sobre Cavalos

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Odontologia Equina

Odontologia Equinos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.