Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Classificação da claudicação equina

curso-de-diagnostico-de-claudicacao-em-equinosNa claudicação equina o animal sofre com os distúrbios que podem ser de ordem estrutural ou funcional que acometem uma ou mais membros. Traumas, anomalias congênitas ou adquiridas, infecções, distúrbios metabólicos, problemas circulatórios ou nervosos podem ocasionar quadros de claudicações.

Geralmente a claudicação acomete os membros anteriores. É classificada em quatro tipos: claudicação membro de apoio; claudicação membro de suspensão; claudicação mista e claudicação complementar. A claudicação no membro de suspensão é visualizada geralmente quando o membro está em movimento, às causas podem ser de origens patológicas que envolvem a capsula articular, músculos, tendões, bainhas tendíneas ou bolas.

A claudicação mista também pode ser evidenciada com o membro em movimento, nesse tipo de claudicação pode compreender qualquer combinação de estruturas afetadas do membro em suspensão ou na claudicação do membro de apoio. Já o quarto tipo de claudicação causa a repartição do peso de forma desigual entre os membros, isso devido à dor que provoca.

Para diagnosticar a claudicação é preciso conhecimento amplo em anatomia, fisiologia da movimentação do membro e uma avaliação do desenho geométrico e das forças resultantes sobre os cascos dos animais. Assim, com diagnostico preciso o tratamento será melhor indicado.

Como realizar o exame ultrassonográfico na avaliação de claudicação? Como fazer o exame clínico do cavalo com claudicação? Quais as diferentes etiologias das claudicações e seus diagnósticos?  

Fonte: Revista Inf

Adaptação: Escola do Cavalo

   

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Diagnosticos Equinos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.