Aumente seu conhecimento no mundo equestre
Junte-se a milhares de apaixonados por cavalos. Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Saiba mais sobre a maneira como os cavalos se deslocam quando em movimento

cavalos em estabuloO andamento natural dos equinos, ou seja, a maneira como os animais se deslocam quando em movimento, são classificados em quatro tipos: passo, trote, cânter (meio galope ou galope macio) e o galope total.

O passo, o trote e o cânter podem ser subdivididos na dressage, arte de educar os cavalos segundo as exigências do aprendizado. Assim, o passo pode ser calmo, ordinário, alongado ou livre; o cânter pode ser calmo, ordinário, de trabalho e alongado.

O passo é caracterizado como o andamento natural do animal, em quatro tempos marcado pela progressão de cada par lateral de pés. Quando o deslocamento começa com a perna posterior esquerda, a sequência é: posterior esquerda, dianteira esquerda, posterior direita e anterior direita. No passo calmo, os pés de trás atingem o solo adiante das pegadas feitas pelos pés da frente. Já no passo ordinário, os passos são mais curtos e mais elevados, e os pés de trás atingem o solo atrás das pegadas dos pés dianteiros. No passo alongado, os pés de trás atingem o chão antes das impressões dos pés da frente. E por fim no passo livre, todo o esquema é prolongado.

O trote se caracteriza pelo andamento simétrico, a dois tempos, onde um par diagonal de pernas atinge o solo ao mesmo tempo e, depois de um momento de suspensão, o cavalo salta apoiado no outro par diagonal. Já o cânter se caracteriza pelo andamento a três tempos, em que o animal avança com a perna dianteira direita quando gira para a direita e vice-versa.

Por fim o galope total, o mais rápido entre os quatro tipos de andamentos naturais. Sofre variações na sequência de acordo com a velocidade, com a perna dianteira direita na liderança, a sequência de pisadas é: posterior esquerda, posterior direita, dianteira esquerda, dianteira direita, ao que se segue um período de suspensão total, em que todos os pés estão no ar.

Como realizar o exame ultrassonográfico na avaliação de claudicação? Como avaliar a sistemática do aparelho locomotor dos equinos? Veterinário: Confira os melhores preços e qualidade em equipamentos para equinos.    

Fonte:  Tudo Sobre Cavalo

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Diagnosticos Equinos

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos para se destacar no mercado
(Campos com * são obrigatórios)
Veja também

Conecte-se ao mundo equestre gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Escola do Cavalo. Todos os Direitos Reservados.